Após testemunhar as consequências deixadas no mundo pela pandemia de Covid-19, os principais sintomas que marcam a existência da doença se tornaram evidentes. Dentre os mais notáveis, encontram-se a tosse seca persistente, dificuldade em sentir o cheiro e gosto da comida, cansaço, cefaleia, dores no corpo, nariz escorrendo, e até a falta de ar em quadros mais graves. Por isso, é indicado realizar o teste para verificar a presença do vírus no organismo.

O que poucos sabem, no entanto, é da possibilidade de o resultado vir negativo mesmo que o doente apresente os sintomas típicos da infecção. Isso pode acontecer, majoritariamente, por duas razões: porque a carga viral se encontrava muito baixa durante o exame, comprometendo a verificação de sua presença; ou mesmo porque o hospedeiro carrega outro agente infeccioso, muito embora os sintomas se assemelhem aos do Covid-19.

Vale lembrar que outras enfermidades, de início, podem afetar o corpo da mesma forma que o Covid, como os vírus Influenza e Adenovírus.

Leia mais:

publicidade

Segundo os especialistas da área da saúde, leva em média dois dias após a exposição ao Covid-19 para desenvolver os primeiros sintomas ou ter um resultado positivo; e muitas vezes, o teste não consegue rastrear a presença do vírus até o quinto dia de infecção. Por isso, é tão importante repetir os testes após o primeiro negativo, caso os sintomas persistam ou piorem.

Pessoa fazendo utilização do autoteste de Covid-19
Teste caseiro de Covid para detectar a presença do vírus no organismo (Imagem: Clara Murcia/Shutterstock)

Há diferença entre os testes caseiros e o RT-PCR para Covid-19?

De acordo com a Dra. Leana Wen, médica emergencista e professora de Política e Gestão da Saúde na Universidade George Washington, os testes caseiros podem fornecer, frequentemente, resultados negativos por serem menos precisos que os RT-PCR. Se os sintomas apareceram após a exposição a alguém infectado, e os testes continuam com resultados negativos, é fundamental procurar um estabelecimento especializado para obter a testagem PCR.

Máscaras descartáveis para evitar a transmissão direta do vírus (Imagem: ToKa74/Shutterstock)

Os testes são indicados após dois ou três dias do início dos sintomas. É recomendada a utilização de máscara em lugares públicos e privados até mesmo para os assintomáticos que tiverem contato com o vírus, pois os sintomas ainda podem aparecer após cinco dias de exposição ao vírus. Ao término da quarentena de 10 dias corridos, é recomendada uma nova testagem para verificar a presença do agente infeccioso.

E se o resultado do RT-PCR continuar como negativo após vários testes?

Neste caso, a médica informa sobre a possibilidade de o doente ter contraído outro tipo de vírus, cujos sintomas iniciais se apresentam da mesma forma como o Coronavírus. Para sintomas leves, é indicada a ingestão de muita água e repouso. Mas para quadros clínicos mais graves, ou se o doente ainda possui dúvidas sobre como agir, é indicado buscar por auxílio médico especializado.

Com informações: CNN.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!