“Isso é ridículo.” “Você está demitido, você está demitido.” Foi com essas palavras que Elon Musk dispensou um dos principais engenheiros do Twitter ao questioná-lo sobre a baixa audiência de seus tuítes.

“Deu a louca” no Musk?

  • O dono do Twitter passou a se preocupar com o engajamento de seus tuítes;
  • Ele chegou a fechar temporariamente seu perfil para analisar o alcance;
  • O engenheiro demitido supôs que, depois que o CEO da empresa, da Tesla e da SpaceX fez a oferta pelo Twitter, o público perdeu o interesse em seus movimentos, o que teria gerado a queda de audiência.

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“Tenho mais de 100 milhões de seguidores e só estou recebendo dezenas de milhares de impressões.”

Elon Musk, ao questionar seus engenheiros acerca do engajamento de seu perfil

Os empregados, contudo, mostraram a Musk dados internos a respeito do engajamento com seu perfil em conjunto com um gráfico de tendências do Google. Em abril passado, disseram a ele, Musk estava no “pico” de popularidade nos rankings de busca, indicado por pontuação de 100. Hoje, ele está com nove pontos.

Os engenheiros já haviam investigado se o alcance de Musk havia sido restringido artificialmente de alguma forma, mas não encontraram evidências de que o algoritmo fosse tendencioso contra ele.

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Contudo, Musk não gostou nada das notícias e, nesse momento, demitiu o funcionário, que teve seu nome preservado por conta da humilhação sofrida.

Insatisfeito com o trabalho dos engenheiros até agora, Musk instruiu os funcionários a rastrear quantas vezes cada um de seus tuítes é recomendado, de acordo com um funcionário atual.

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Já se passaram sete semanas desde que o Twitter adicionou contagens de visualizações públicas para cada tweet. Na época, Musk prometeu que o recurso daria ao mundo uma noção melhor de quão vibrante é a plataforma.

Quase dois meses depois, porém, a contagem de visualizações teve o efeito oposto, enfatizando o quão pouco engajamento a maioria das postagens obtém em relação ao tamanho do público. Ao mesmo tempo, o uso do Twitter nos Estados Unidos caiu quase 9% desde a aquisição de Musk, de acordo com estudo recente.

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Fontes do Twitter dizem que o próprio recurso de contagem de visualizações pode estar contribuindo para o declínio no engajamento e, portanto, nas visualizações. Os botões de curtir e retuitar foram reduzidos para acomodar a exibição de visualizações, tornando-os mais difíceis de tocar.

Elon Musk
Desde que Elon Musk assumiu o comando do Twitter, as equipes da rede social foram reduzidas significativamente. Conforme mostram dados registros internos da empresa vistos pela CNBC, o número de funcionários diminuiu de 7,5 mil para 1,3 mil funcionários desde que o bilionário sul-africano comprou a empresa, redução de quase 80% (Imagem: kovop/ Shutterstock)

Uma razão ainda mais óbvia para o declínio no engajamento é o produto cada vez mais problemático do Twitter, que tem confundido os usuários com suas menções que desaparecem, mudanças nas prioridades algorítmicas e tuítes inseridos aparentemente ao acaso de contas que eles não seguem.

Na quarta-feira (8), a empresa sofreu uma de suas primeiras grandes interrupções desde que Musk assumiu, com os usuários sendo informados, inexplicavelmente: “Você ultrapassou o limite diário de envio de tweets.”

Acontece que um funcionário excluiu inadvertidamente os dados de um serviço interno que define limites de taxa para usar o Twitter. A equipe que trabalhava naquele serviço deixou a empresa em novembro.

“Como diz o ditado, ‘você envia seu organograma’”, disse um funcionário atual. “É o caos aqui agora, então estamos enviando o caos.”

Entrevistas com funcionários atuais do Twitter pintam quadro de um local de trabalho profundamente problemático, onde a abordagem caprichosa de Musk para o gerenciamento de produtos deixa os funcionários lutando para implementar novos recursos, mesmo quando o serviço principal desmorona.

“Não vimos muito em termos de estratégia convincente de longo prazo”, disse um funcionário. “A maior parte do nosso tempo é dedicada a três áreas principais: apagar incêndios – principalmente causados por demitir as pessoas erradas e tentar se recuperar disso -, realizar tarefas impossíveis e ‘melhorar a eficiência’ sem orientações claras sobre quais são os resultados finais esperados.”

O feedback do produto de Musk, que vem principalmente de respostas a seus tuítes, muitas vezes confunde seus funcionários.

“Às vezes ele fica acordado tarde da noite e diz todo tipo de coisa que não faz sentido”, disse um funcionário. “E então ele vem até nós e fica tipo, ‘essa pessoa diz que não pode fazer isso na plataforma’, e então temos que correr atrás de algum caso de uso atípico para uma pessoa. Não faz o menor sentido.”

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Imagem: Shutterstock

As regalias que tornavam o Twitter um lugar atraente para trabalhar antes de Musk foram erradicadas. Comida no escritório? “É uma m**** – e agora temos que pagar por isso. E eu sei que isso parece mesquinho, mas eles parecem ter obtido os piores fornecedores de café do mundo.”

O Slack – que já foi o epicentro da cultura aberta do Twitter, onde os funcionários discutiam tudo e qualquer coisa – ficou inativo. Um funcionário atual a descreveu como uma “cidade fantasma”.

“As pessoas nem conversam mais sobre coisas de trabalho”, disse o funcionário. “É de partir o coração. Eu converso mais com meus colegas no Signal e no WhatsApp do que no Slack. Antes da transição, não era incomum no canal da equipe falar sobre o que todos fizeram naquele fim de semana. Não há mais nada disso.”

Quando Musk ou os capangas fazem perguntas, os funcionários ficam divididos entre dar a resposta certa e a resposta certa. “Quando você faz uma pergunta, você passa pela cabeça e diz ‘qual é a resposta menos descartável que posso ter para isso agora?’”, explicou um funcionário.

Os funcionários restantes, contudo, dizem que o que eles chamam de “Twitter 2.0” conseguiu melhorar seu predecessor em pelo menos alguns aspectos.

“No passado, o Twitter operava com frequência por meio de comitês que não davam em nada”, disse um funcionário. “Aprecio o fato de que, se você quer fazer algo que acha que vai melhorar alguma coisa, geralmente tem licença para fazê-lo. Mas essa é uma faca de dois gumes – mover-se tão rápido pode levar a consequências não intencionais.”

O funcionário citou o desastroso relançamento do Twitter Blue, que resultou na falsificação de identidade de marcas e na fuga de dezenas dos principais anunciantes da plataforma.

“Se Elon puder aprender a pensar um pouco mais em algumas das decisões e disparar um pouco menos, pode ser bom”, disse o funcionário. “Ele precisa aprender as áreas em que simplesmente não sabe as coisas e deixar que as que sabem assumam o controle.”

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Imagem: Shutterstock

Ao mesmo tempo, “ele realmente não gosta de acreditar que existe algo em tecnologia que ele não conhece, e isso é frustrante”, disse o funcionário. “Você não pode ser a pessoa mais inteligente da sala sobre tudo, o tempo todo.”

Com Musk demitindo pessoas impulsivamente, equipes inteiras foram eliminadas e seu trabalho está sendo entregue a outras equipes sobrecarregadas que geralmente têm pouco conhecimento do novo trabalho que está sendo atribuído a elas.

“Eles precisam se tornar ‘arqueólogos’ de código para vasculhar o repositório e descobrir o que está acontecendo”, disse outro funcionário. Enquanto isso, a recente onda de demissões na indústria de tecnologia contribuiu para sentimento de paralisia entre aqueles que permanecem no Twitter.

“Acho que a vibração geral recente em tecnologia e o medo de não conseguir encontrar outra coisa é o principal fator para a maioria das pessoas”, disse um colaborador. “Sei com certeza que a maior parte da minha equipe está fazendo preparação pesada para entrevistas e aproveitaria qualquer oportunidade para ir embora.”

Há também sensação de desconforto sobre como as mudanças recentes serão revisadas pelos reguladores. Como parte de acordo com a FTC (Federal Trade Commission), o Twitter se comprometeu a seguir série de etapas antes de promover mudanças, incluindo a criação de proposta de projeto e a realização de análises de segurança e privacidade.

Desde que Musk assumiu, essas medidas se tornaram reflexão tardia, disseram os funcionários. “Sua postura é basicamente ‘f*****, reguladores’”, disseram outros funcionários ao The Verge.

A FTC planeja auditar a empresa neste trimestre, e os funcionários têm dúvidas de que o Twitter tenha a documentação necessária para passar na inspeção. “A conformidade com a FTC é preocupante”, diz um deles.

No ano passado, antes de Musk assumir, a FTC multou o Twitter em US$ 150 milhões por quebrar seu acordo. Outra violação quase certamente resultaria em milhões de dólares em multas adicionais.

Com informações de The Verge

Imagem destacada: KLYONA/Shutterstock

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