No início da madrugada desta segunda-feira (13), um pequeno asteroide nomeado de SAR 2667 foi visto nos céus do norte da França. Ao entrar em contato com a atmosfera da Terra, o meteoro causado pela rocha espacial provocou um forte clarão. (Todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília).

  • Estima-se que o asteroide SAR 2667 media cerca de um metro;
  • Ao entrar em contato com a Terra, a rocha espacial causou um meteoro “bola de fogo”;
  • O evento se deu poucas horas depois que o asteroide foi descoberto na órbita do nosso planeta;

A aproximação do asteroide foi prevista por volta de meio-dia pelo astrônomo húngaro Krisztián Sárneczky. “Descobri este pequeno corpo durante uma caça de rotina a NEOs [objetos próximos da Terra ]”, disse o pesquisador em entrevista ao site Space.com.

publicidade

Leia mais:

“Ficou imediatamente óbvio que era um NEO, que estava vindo em nossa direção e era fraco”

publicidade

A previsão de Sárneczky foi confirmada pela Agência Espacial Europeia (ESA), que informou que o objeto entraria em contato com a Terra entre 23h50 de domingo e 0h03 de segunda.

Essa é a sétima vez que os astrônomos conseguem identificar um meteoro pouco tempo antes de entrar em contato com a Terra.

publicidade

Passagem de asteroide viraliza no Twitter

Vários registros da passagem do asteroide SAR 2667 foram compartilhados no Twitter.

https://twitter.com/WxNB_/status/1624978164597268480

Asteroide passa raspando pelo Brasil

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, o asteroide 2023 BU, de cerca de 5,5 metros de diâmetro, passou muito perto da Terra na noite de 26 de janeiro, a apenas 3,6 mil km da superfície – o que, em termos astronômicos, não é quase nada.

publicidade

Pouco antes de atingir o perigeu (ponto mais próximo do nosso planeta), em cima do Pacífico Sul, a rocha espacial fez um voo rasante sobre o Brasil, cobrindo sete estados: Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

A extrema velocidade com que ele passou pelo nosso país (a cerca de 30 mil km/h) fez com que a distância entre Recife e Foz do Iguaçu, que é de 2.880 km, fosse percorrida em menos de seis minutos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!