Missão cumprida! Agora, temos o primeiro depósito de amostras fora da Terra para deixar para a posteridade. Isso, graças ao impecável trabalho do rover Perseverance, da NASA, que há quase dois anos está explorando a superfície de Marte.

Imagem captada pelo Perseverance mostra a localização dos 10 tubos de amostra no depósito de Three Forks, em Marte. A amostra “Amalik”, mais próxima do rover, estava a cerca de 3 metros de distância, enquanto as amostras “Mageik” e “Malay”, mais distantes, estavam a aproximadamente 60 m do veículo explorador. Créditos: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

De acordo com o site Space.com, o depósito, que fica em um pedaço de solo marciano chamado Three Forks, foi concluído após cinco semanas, começando em 21 de dezembro de 2022. O cache contém 10 tubos de amostra de titânio selados, que uma missão futura conjunta da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA) está programada para trazer para a Terra dentro de aproximadamente dez anos.

publicidade

No fim do mês passado, o rover do tamanho de um carro popular tirou uma série de fotos para comemorar a conclusão de seu trabalho. Os membros da equipe da missão já reuniram 368 dessas imagens em um panorama, que mostra a localização de todos os 10 tubos em cache.

Desde que pousou no chão da Cratera Jezero junto com seu companheiro de missão, o helicóptero Ingenuity, em fevereiro de 2021, o rover Perseverance vem trabalhando duro, basicamente, em duas tarefas principais:

publicidade
  • caçar sinais de vida passada em Marte dentro da cratera, que hospedou um grande lago e um delta de rio bilhões de anos atrás;
  • coletar amostras para futuro retorno à Terra. 

Já o Ingenuity, após concluir sua missão primária, de demonstração de tecnologia, passou para uma fase estendida durante a qual está servindo como um navegador do rover.

Leia mais:

publicidade

Perseverance levou 43 tubos de titânio para Marte, 38 dos quais deveriam ser preenchidos com núcleos de rocha perfurados ou amostras de sujeira colhidas, enquanto os outros cinco serviriam como “tubos testemunhais”, para ajudar os membros da equipe da missão a detectar possíveis contaminantes da Terra no material marciano.

Até o momento, o rover selou três de seus cinco tubos testemunhais e 18 de seus 38 tubos de amostra.

publicidade

Desses tubos de amostra, 15 são preenchidos com núcleos de rocha perfurados, dois contêm sujeira solta e um é uma “amostra atmosférica” – resultado de uma tentativa fracassada de coleta de amostras do Perseverance, que falhou porque sua rocha alvo era muito porosa.

Neste link, você descobre, em detalhes, como será a missão de resgate desses materiais.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!