Conforme o Olhar Digital vem noticiando, um grande evento astronômico promete agitar os céus em fevereiro. O recém-descoberto cometa C/2022 E3 (ZTF) passou o mais próximo possível da Terra nesta quarta-feira (1º), mas poderá ser observado ao longo de todo o mês.

O momento de maior aproximação ocorreu às 14h54 (pelo horário de Brasília), quando o cometa passou a cerca de 42,5 milhões de km de distância, viajando a uma velocidade de 207 mil km/h e atingindo seu maior brilho (algo em torno da 5ª magnitude).

Na ocasião, ele foi avistado por diversos observadores espalhados por todo o mundo – e muitos, é claro, compartilharam as imagens captadas nas redes sociais. Se não conseguiu vê-lo, não se preocupe: neste link, estão as diretrizes para você tentar a sorte nos próximos dias (seja com observações diretas ou acompanhando alguma das transmissões ao vivo pela internet).

Nas capturas feitas pelo astrofotógrafo Miguel Claro, de Portugal, é possível ver a “anticauda” do cometa verde (falamos sobre ela na última semana).

A imagem revela um close-up do Cometa c/2022 E3 (ZTF) durante a noite de 24 de Janeiro de 2023. Além de apresentar um…

Publicado por Miguel Claro Astrophotography em Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Sobre o cometa verde C/2022 E3 (ZTF)

Chamado de “cometa verde” graças a uma reação química que emite um brilho esverdeado em torno da bala de canhão cósmica, o corpo celeste foi visto pela primeira vez em março de 2022, vindo em direção à Terra a partir da Nuvem de Oort, uma coleção de objetos gelados no Sistema Solar externo.

Sua passagem é considerada muito especial, principalmente em razão de seu longo período de órbita solar. Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, esse trajeto dura cerca de 50 mil anos, de modo que a última vez que ele passou tão perto da Terra foi no Paleolítico Superior.

Isso quer dizer que a oportunidade mais recente que os humanos tiveram de observá-lo foi durante a última Era do Gelo. Nessa época, os últimos neandertais ainda estavam vivos, já que eles foram extintos cerca de 10 mil anos após o último perigeu, quando os primeiros homo sapiens estavam surgindo.