A Tesla disse que fará recall de 362 mil veículos nos EUA para atualizar seu software Full Self-Driving (FSD) Beta depois que os reguladores dos EUA disseram que o sistema de assistência ao motorista não se aderiu adequadamente às leis de segurança no trânsito e pode causar acidentes.

  • A Tesla fará um recall de mais de 300 mil veículos nos Estados Unidos
  • O procedimento será feito por atualização over-the-air gratuita
  • Trata-se de uma exigência do órgão National Highway Traffic Safety Administration
  • O motivo da atualização é que o software da Tesla permite que seus veículos “excedam limites de velocidade” ou transitem “por interseções de maneira ilegal ou imprevisível”
  • O recall abrange veículos Model S e Model X 2016-2023, Model 3 2017-2023 e Model Y 2020-2023 equipados com software FSD Beta ou com instalação pendente

O órgão de nome National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA, Administração Nacional de Segurança Rodoviária, em tradução livre) disse que o software da Tesla permite que um veículo “exceda os limites de velocidade ou viaje por interseções de maneira ilegal ou imprevisível, o que aumenta o risco de um acidente”.

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A NHTSA pediu à Tesla que fizesse o recall dos veículos, mas a empresa disse que, apesar do recall, não concordava com a análise da NHTSA. A mudança é uma rara intervenção de reguladores federais em um programa de testes do mundo real que a empresa vê como crucial para o desenvolvimento de carros que podem dirigir sozinhos. O FSD Beta é usado por centenas de milhares de clientes da Tesla.

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A Tesla lançará uma atualização de software over-the-air (OTA) gratuita, e a fabricante de veículos elétricos disse que não tem conhecimento de nenhum ferimento ou morte que possa estar relacionado ao problema do recall. A montadora disse que tinha 18 pedidos de garantia.

Este é um novo revés para o sistema de assistência ao motorista da Tesla, que enfrenta crescente escrutínio público e regulatório. O recall ocorre menos de duas semanas antes do dia do investidor da empresa em 1º de março, quando o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, deve promover a capacidade de inteligência artificial da fabricante de veículos elétricos e planeja expandir sua linha de veículos.

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A NHTSA tem uma investigação em andamento aberta em 2021 sobre 830.000 veículos Tesla com sistema de assistência ao motorista de piloto automático sobre uma série de acidentes com veículos de emergência estacionados. A NHTSA está analisando se os veículos da Tesla garantem adequadamente que os motoristas estão prestando atenção. A NHTSA disse na quinta-feira, apesar do recall do FSD, que “a investigação sobre o piloto automático da Tesla e os sistemas de veículos associados permanece aberta e ativa”.

A Tesla admitiu que em “certas circunstâncias raras… o recurso pode potencialmente infringir as leis ou costumes locais de trânsito durante a execução de certas manobras de direção”.

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No ano passado, a Tesla fez o recall de quase 54.000 veículos dos EUA com o software FSD Beta que pode permitir que alguns modelos realizem “paradas contínuas” e não parem completamente em alguns cruzamentos, representando um risco à segurança, disse a NHTSA.

Tanto Tesla quanto NHTSA dizem que os recursos avançados de direção do FSD não tornam os carros autônomos e exigem que os motoristas prestem atenção.

O recall abrange veículos Model S e Model X 2016-2023, Model 3 2017-2023 e Model Y 2020-2023 equipados com software FSD Beta ou com instalação pendente.

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