Golpistas usam SMS com falso número 0800 para roubar dados de cartões de crédito

Por ora, sabe-se que só correntistas do Itaú foram lesados
Rodrigo Mozelli17/02/2023 19h53
shutterstock_2103328010
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Clientes do Itaú passaram a ser alvo de novo golpe. A partir de mensagem SMS, golpistas informam os correntistas do banco de falsa transferência de alto valor, que vem com número 0800 também falso para saneamento de dúvidas. A partir do telefonema, eles tentam conseguir dados financeiros e de cartões de crédito.

Em geral, o valor acusado é o mesmo, R$, 3,3 mil, contudo, os SMSs são enviados por diversos números de celular. A falsa central de atendimento é sempre a mesma e simula até as músicas de espera de serviços do tipo. Contudo, não cita o banco ao qual o telefone supostamente pertence.

Leia mais:

Quando contatado, o suposto atendente se disse do Itaú após o fornecimento do valor da transferência. Ou seja, claramente, o telefone é usado para outros golpes em mais bancos. O “atendente” pede informações de agência e conta e do cartão de crédito para bloqueio.

0800 não é comum em golpes

A Kaspersky indicou o fato curioso nesse novo golpe: o suo do número iniciado em 0800, pois não é um registro fácil e costuma ser liberado somente para empresas conhecidas.

Proteja-se!

A dica a seguir vale para qualquer cliente de qualquer banco ou empresa em geral. Caso você receba mensagens ou e-mails como essas, jamais faça o que é pedido, como ligar para o 0800.

Se você realmente desconfia da transação, ligue nos canais oficiais de comunicação de seu banco, que pode ser localizado em seu cartão, por exemplo. Jamais passe seus dados por mensagens SMS, WhatsApp ou similares, tampouco em números que ligam para você. Se houver alguma informação suspeita, ligue também para a verdadeira central de atendimento.

Imagem destacada: Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: