Activision foi hackeada! Site fala em vazamento de dados; empresa nega

A empresa confirmou recentemente a violação realizada em 4 de dezembro de 2022 que vazou informações sobre lançamentos de "Call of Duty".
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 21/02/2023 17h09
Activision foi hackeada! Dados de funcionários e lançamentos são vazados
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Hackers supostamente roubaram as informações de funcionários da Activision e conseguiram coletar capturas de telas da empresa. A violação teria acontecido em 4 de dezembro de 2022.

  • Entre as informações, estavam planos de DLCs de “Modern Warfare 2”, lançamentos de “Call of Duty” para 2023 e 2024, sob os codinomes “Júpiter” e “Cerbereus” respectivamente;
  • Também foram obtidas informações de funcionários como: nomes, e-mails, números de telefone, salários e locais de trabalho;
  • A Activision é a mais recente empresa de games a sofrer com um ataque hacker. Em setembro de 2022, a Rockstar Games sofreu um ataque que vazou informações sobre o desenvolvimento de “GTA 6”. No final de janeiro, a Riot confirmou uma violação de seus sistemas que resultou no roubo do código-fonte de “League of Legends”.

No domingo (20), o grupo de pesquisa de segurança cibernética e malware vx-underground publicou capturas de telas que teriam sido roubados da Activison. Os conteúdos incluem o planejamento de conteúdos e novos jogos de “Call of Duty” a serem lançados.

Leia mais:

Capturas de tela com informações vazadas da Activision. (Imagem: Reprodução/ Twitter)

Recentemente, o site Insider Gaming disse que teve acesso aos dados não publicados pela vx-undeground e conseguiu confirmar que as informações realmente pertenciam à desenvolvedora.

Em resposta ao site, a Activision emitiu uma nota confirmando o ataque hacker em dezembro e informando que códigos de jogos e os dados sensíveis de funcionários e jogadores não foram expostos:

A segurança de nossos dados é fundamental e temos protocolos de segurança de informações abrangentes para garantir sua confidencialidade. Em 4 de dezembro de 2022, nossa equipe de segurança da informação abordou rapidamente uma tentativa de phishing por SMS e a resolveu rapidamente. Após uma investigação completa, determinamos que nenhum dado sensível de funcionário, código de jogo ou dados de jogador foi acessado.

Em conversa com a vx-underground, a Activision disse que a violação teve origem de um ataque de phishing a um funcionário de Recursos Humanos (RH).

Com informações de TechCrunch e Insider Gaming.

Imagem destaque: sdx15 / Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.