É, acabou o Carnaval… uma época boa para relaxar e olhar para as estrelas. Mas, o que o Carnaval tem a ver com a astronomia? Pois é. Você sabia que a data do evento é definida pela astronomia e que seu período também é um ótimo momento para olhar para o céu? Explico o porquê.

Para começar, todo mundo sabe que a data do Carnaval é variável. De um ano para outro, ele pode ocorrer em dias distintos e, inclusive, em meses distintos. Ora ocorre em fevereiro, ora em março. 

publicidade

É assim porque a data do Carnaval depende da data da Páscoa, que é definida pela Astronomia. Isso porque a Páscoa é celebrada desde a fuga dos hebreus do Egito e, pelo calendário judaico adotado por eles, essa celebração deveria ocorrer no 14° dia do mês de Nissan. 

Só que o calendário judaico é lunissolar, ou seja, baseado nos ciclos da Lua e do Sol. Os meses eram sempre iniciados na Lua Nova e tinham duração de 29 ou 30 dias. O ano tinha 12 meses e, de vez em quando, um mês extra era adicionado para sincronizar o ano solar. 

publicidade
Manuscrito de Tzurat Sidrei Olam descrevendo os ciclos lunares como base para determinação dos meses no calendário judeu – Reprodução Youtube

Religiosamente, o mês de Nissan era o primeiro mês do ano e se iniciava sempre após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte. Então, se a Páscoa era celebrada no 14° dia do mês de Nissan, que começava numa Lua Nova, a Páscoa era sempre celebrada na Lua cheia do mês iniciado após o equinócio de primavera.

Com a adoção do calendário juliano na Judéia, para manter a sagrada celebração na Páscoa na mesma data do calendário judaico, ficou definido que ela deveria ocorrer na primeira Lua Cheia após o equinócio de primavera. E depois do Concílio de Nicéia, no ano de 325, a celebração da Páscoa passou a ser realizada no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte. E essa é a definição da data da Páscoa que está em vigência até hoje. 

publicidade
Primeiro Concílio de Nicéia em 325 d.C. determinou, entre outras coisas, como seria definida a data da Páscoa – Fonte: wikimedia.org

E quanto ao Carnaval, ele ocorre na terça-feira que antecede o início da Quaresma, que é um período de 40 dias de preparação para a Páscoa e que se encerra no Domingo de Ramos, que é anterior ao Domingo de Páscoa. Na prática, isso significa que o Carnaval ocorre cerca de 7 semanas antes da Páscoa. E se a Páscoa é celebrada após a Lua Cheia, o Carnaval sempre ocorre durante o período da Lua Nova. 

Galo da Madrugada, no Recife, considerado o maior bloco de carnaval de rua do mundo – Fonte: wikimedia.org

Este ano, por exemplo, o equinócio de primavera no Hemisfério Norte, que é o nosso equinócio de outono, ocorre no dia 20 de março. A primeira Lua Cheia depois de 20 de março será em 6 de abril, que é uma quinta-feira. E o primeiro domingo depois, cai em 9 de abril, que será a data da Páscoa. No domingo anterior, dia 02, ocorrerá o Domingo de Ramos, e contando para trás, 40 dias a partir do Domingo de Ramos, chegaremos ao 22 de fevereiro, que é uma quarta, a Quarta-Feira de Cinzas. O Carnaval, por sua vez, cairá neste 21 de fevereiro, que também é o dia da Lua Nova. Isso é uma coincidência, mas nem tanto. Porque, graças às questões astronômicas envolvidas na definição da data da Páscoa, o Carnaval sempre cairá em uma Lua Nova, ou próximo de uma. Não tem como escapar…

publicidade

Aliás… essa é uma excelente oportunidade para escapar. Aproveitar o feriado prolongado, fugir da cidade e procurar um local bem afastado, onde se possa contemplar toda a beleza de um céu verdadeiramente estrelado, que só uma noite de Lua Nova pode lhe proporcionar. 

Leia mais:

O período da Lua Nova é sempre o melhor momento para olhar pro céu noturno. Sem o brilho da Lua iluminando a noite, é possível enxergar as estrelas mais fracas. E para quem estiver em um local afastado dos grandes centros e sem luzes artificiais ofuscando a visão, sua pupila se dilata, permitindo que os olhos possam captar mais luz, o que aumenta significativamente a sensibilidade da visão. 

Céu estrelado da madrugada de Carnaval no Sertão da Paraíba – Foto: Marcelo Zurita

Com isso, é possível enxergar, sem auxílio de qualquer equipamento óptico, as Nuvens de Magalhães ou a mancha leitosa da Via Láctea no final da madrugada, além pequenos aglomerados estelares, nebulosas, algumas galáxias distantes e estrelas, muitas estrelas. 

Então, se você tiver a oportunidade, nos próximos Carnavais, aproveite e fuja! Procure um local afastado e pacato para curtir o céu até o amanhecer! E aproveite porque as mais belas estrelas do Carnaval vão estar desfilando pra você.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!