Spotify lança “DJ”, recurso de curadoria musical desenvolvido por IA generativa

A novidade usa a Generative AI da OpenAI para indicar músicas e artistas que o usuário pode gostar
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 22/02/2023 16h59, atualizada em 23/02/2023 21h49
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify lançou nesta quarta-feira (22) o “DJ”, um recurso que utiliza IA generativa da OpenAI para selecionar músicas e personalizar a experiência de usuários. A novidade já está disponível para os assinantes premium dos Estados Unidos e do Canadá.

Além de selecionar as músicas, o DJ apresentará comentários por voz criada por IA sobre as faixas e artistas que o usuário escuta.

Leia mais:

O DJ é um guia de IA personalizado que conhece você e seu gosto musical tão bem que pode escolher o que tocar para você. Esse recurso, lançado pela primeira vez na versão beta, fornecerá uma programação selecionada de músicas, juntamente com comentários sobre as faixas e artistas que achamos que você gostará, em uma voz incrivelmente realista. 

Spotify em comunicado.

Principais pontos sobre o DJ:

  • Através da tecnologia de personalização do Spotify, o DJ faz uma curadoria sobre gosto musical do usuário e analisa os lançamentos que podem interessá-lo. Também seleciona música que o usuário não escuta há um tempo, trazendo aquela sensação de nostalgia;
  • A IA generativa da OpenAI ajudou os editores a reunir fatos relevantes sobre as faixas, artistas e gêneros que os usuários escutam;
  • Os comentários de voz foram desenvolvidos por uma integração da tecnologia Generative AI com a Sonantic, startup de IA que transforma textos em falas. A empresa foi comprada pelo Spotify em junho de 2022.

Spotify lança recurso que impede recomendações de músicas fora do seu perfil

O Spotify lançou um novo recurso que permite evitar recomendações de músicas que não fazem parte do seu gosto musical. Chamada de “Excluir do seu perfil de gosto musical”, em tradução livre, a funcionalidade impede que “músicas e artistas que não se encaixam” invadam sua playlist, te deixando sem entender como e quando o sistema considerou aquele hit ou cantor.

Para mais informações acesse a matéria completa.

Com informações de Spotify.

Imagem destaque: Chepko Danil Vitalevich / Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.