O Spotify divulgou nesta terça-feira (31) um relatório oficial que apresenta seus resultados do quarto trimestre de 2022. No documento, a plataforma de streaming de música trouxe algumas novidades positivas, outras nem tanto.

Spotify: assinantes premium chegam, mas perdas financeiras continuam

  • O Spotify divulga que chegou em 205 milhões de assinantes premium na quarta parte do ano passado, 10 milhões a mais em relação ao terceiro trimestre;
  • No entanto, as perdas da plataforma continuam no vermelho: € 270 milhões, uma marca negativa bem mais considerável do que os € 39 milhões do mesmo período em 2021;
  • Durante todo o ano de 2022, o Spotify registrou um prejuízo líquido de € 430 milhões e uma receita de € 11,7 bilhões.

Os movimentos que causaram esse prejuízo do Spotify foram destacados por Daniel Ek, executivo-chefe da empresa, que chamou as ações de “ambiciosas demais”. A plataforma indicou especificamente os problemas, afirmando que as perdas foram devidas a “custos de pessoal mais altos, principalmente devido ao crescimento do número de funcionários e custos de publicidade mais altos”.

publicidade

Leia mais:

Nesse contexto, o Spotify se tornou uma mais uma das empresas de tecnologia que anunciaram recentemente a demissão de vários funcionários. No total, a plataforma de música divulgou que 6% da força de trabalho foi despedida como parte de uma reestruturação em toda a companhia.

publicidade
Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

Diante disso, o diretor de conteúdo Dawn Ostroff deixou o seu cargo e Ek afirmou que o Spotify “mudaria fundamentalmente a forma de operação no topo”, o que inclui a sua própria função. O executivo-chefe chegou a declarar que foi “muito ambicioso” ao realizar investimentos sem ter a certeza do crescimento da receita da empresa.

Por outro lado, o Spotify anunciou que faturou € 3,17 bilhões em receita no período destacado e conta com quase 500 milhões de usuários ativos mensais, incluindo níveis de assinantes pagos e suportados por anúncios. Para o próximo trimestre, a empresa tem uma previsão de atingir a marca de meio bilhão de ouvintes ativos mensalmente, mas a faixa de assinantes premium deve ter um aumento modesto para 207 milhões.

publicidade

Informações via Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!