A escola de samba Mocidade Alegre foi a grande campeã do carnaval 2023 de São Paulo. Em segundo lugar ficou a Mancha Verde e, em terceiro, a Império de Casa Verde. Essa é a 11° vez que a escola representante do bairro do Limão leva o título, reforçando seu lugar de recordista de títulos do carnaval paulista. 

  • A Mocidade contou a história do samurai negro Yasuke, guerreiro que alcançou o posto de samurai sob o domínio de um poderoso senhor feudal japonês do século 16 — Oda Nobunaga; 
  • Resultado inverte definição da apuração do ano passado, quando a Mancha foi campeã e Mocidade ficou em segundo; 
  • Apuração das notas do desfile ocorreu na terça-feira (21), no Sambódromo do Anhembi, zona Norte da capital paulista. 

Leia mais! 

publicidade

A vitória da Mocidade Alegre tirou a escola de um jejum de nove anos. Ela foi campeã do Grupo Especial nos anos de 1971, 1972, 1973, 1980, 2004, 2007, 2009, 2012, 2013, 2014 e 2023.  

A Mancha Verde, escola vice-campeã, entrou na avenida mostrando as culturas e tradições do sertão pernambucano. Já a Império de Casa Verde, terceira colocada, exaltou o batuque e os tambores como expressões de religiosidade, tradição, cultura e musicalidade vindos da África à Casa Verde, reduto de sambistas. 

publicidade

As escolas de samba Estrela do Terceiro Milênio e Unidos de Vila Maria, as duas com as menores notas — ambas com 269,1 pontos — foram rebaixadas para o Grupo de Acesso em 2024. 

Quando acontece a apuração do Carnaval do Rio de Janeiro? 

No Rio de Janeiro, o Carnaval carioca irá conhecer sua campeã de 2023 nesta Quarta-Feira de Cinzas (22). A apuração deve começar às 16h, direto da Praça da Apoteose, sendo transmitido pela internet, TV Globo e Globoplay — veja aqui como acessar a plataforma de streaming gratuitamente pelo celular ou computador.

publicidade

A competição definirá a campeã entre 12 escolas, julgando alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução da apresentação, fantasias, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo. 

A apuração das notas do desfile no Rio teve uma alteração em seu regulamento. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) reduziu o número de jurados, o que deve tornar a apuração mais rápida — em 2022 foram 540 notas para ler, este ano serão 432. 

publicidade

Foto de destaque: reprodução/Instagram escola Unidos Viradouro

Com informações da Agência Brasil e G1 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!