A internet sem fio, mais conhecida como Wi-Fi, é bastante utilizada em virtude da praticidade em acessar à rede de qualquer lugar da casa. Mas o que muita gente desconhece, contudo, é a diferença entre as frequências 2,4 GHz e 5 GHz presentes no roteador.

Ambas as configurações tem como principal objetivo permitir que os usuários acessem à internet por meio de dispositivos eletrônicos. No entanto, cada uma dessas redes atua de maneira diferente para personalizar a experiência do usuário. Confira as explicações a seguir.

Leia mais:

Entenda o que diferencia as redes Wi-Fi 2,4 GHz e 5 GHz

O roteador é o aparelho responsável por transmitir no ambiente o sinal da internet, de forma que a conexão cabeada torna-se dispensável. Mas é possível que, dependendo de sua distância do roteador, a internet fique mais fraca e a realização de downloads ou uploads seja prejudicada. Por este motivo, as empresas de tecnologia resolveram desenvolver diferentes redes de internet: cada uma atua de forma diferente, embora ambas sejam utilizadas para fornecer internet.

publicidade

A rede 2,4 GHz é mais indicada para quem prioriza alcance a velocidade. Isto é, o sinal de internet tende a ficar mais estável, mesmo que você esteja longe do roteador. Contudo, a velocidade da internet será prejudicada. Então, embora a rede cubra uma área maior com o sinal, a facilidade de carregar uma página vai depender do quão distante você se encontra do roteador: quanto mais distante, mais difícil será para utilizar aplicativos.

Enquanto isso, a rede 5 GHz proporciona uma velocidade mais eficiente, pois compartilha um volume de dados muito maior, mas cobre uma área muito menor do que a rede anterior. Na prática, isso significa que é possível deter uma ótima performance no acesso internet, mas é necessário ficar mais perto do roteador.

Veja os dados de comparação entre ambas as redes:

DadosRede 2,4 GHzRede 5 GHz
Limite de dados por segundo150 Mbps1 Gbps
Alcance por áreaAté 20 metrosAté 15 metros
ConectividadeCompatível com a maioria dos
aparelhos no Brasil
Tecnologia recém-chegada e
incompatível com a maioria dos aparelhos
EstabilidadeSofre mais interferência
de sinal de rádio
Sofre menos interferência
de sinal de rádio

Com informações: TP-Link.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!