Mercado Livre supera prejuízo e registra receita recorde

Companhia divulgou receita e lucro do 4° trimestre de 2022
Tamires Ferreira24/02/2023 08h39
Van de entregas do Mercado Livre
Mercado Livre Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Mercado Livre divulgou um aumento recorde nos lucros no quarto trimestre de 2022. A empresa faturou 164,7 milhões de dólares de outubro a dezembro, após prejuízo de 46,1 milhões um ano antes. Ganhos superaram projeções de especialistas, que previram lucro de 125,8 milhões de dólares, segundo dados compilados pela Refinitiv. 

  • O Mercado Livre teve receita líquida de 3 bilhões de dólares no quarto trimestre; 
  • Valor significa crescimento de 40,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior; 
  • No comércio eletrônico, receita líquida avançou 22,3%; 
  • Crise da rival Americanas também abriu — e continuará abrindo — espaço para o Mercado Livre aproveitar oportunidades e crescer em outras áreas. 

Leia mais! 

A quantidade de itens adquiridos por compradores se manteve no mesmo patamar quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, mas a expansão do valor médio gasto por item e o aumento do número de usuários se refletiram no aumento significativo do volume de vendas no marketplace.

Disse a empresa em comunicado. 

A companhia também afirmou que ganhou participação de mercado em toda sua operação de comércio eletrônico, em especial no México e no Brasil. A empresa planeja ainda aumentar o investimento na América Latina este ano, mas não especificou um valor exato. 

Imagem: shutterstock

O braço financeiro Mercado Pago também viu sua receita líquida subir 73,5% em 12 meses, para 1,3 bilhão de dólares. “O Mercado Pago teve desempenho acima das expectativas com a contribuição dos serviços de pagamentos e da conta digital, ambas categorias cujo volume total de pagamentos cresceu três dígitos no ano passado.” 

Em entrevista à Bloomberg, André Chaves, vice-presidente sênior da empresa de Buenos Aires, destacou que a empresa não enfrenta as demissões em massa que boa parte do mercado de tecnologia está lidando. Segundo Chaves, a companhia foi cautelosa ao adicionar trabalhadores nos últimos anos. 

“Tudo aponta para mais um bom ano, mas o mercado está muito fluido, por isso temos de ser flexíveis.”

Com informações da Bloomberg e Money Times

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.