Meta anuncia LLaMA, seu modelo de IA

Meta anunciou o Large Language Model Meta AI, que ajudará pesquisadores nos estudos de aplicações de inteligência artificial.
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 24/02/2023 18h50, atualizada em 27/02/2023 23h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta anunciou seu novo modelo de linguagem de IA, que promete ajudar pesquisadores e cientistas. A ferramenta foi nomeada de Large Language Model Meta AI (LLaMA) e estará disponível sob licença não comercial para pesquisadores e entidades afiliadas ao governo, sociedade civil e academia.

  • Conforme relatado pela Meta, o LLaMA foi treinado com textos dos 20 idiomas mais falados no mundo.
  • Diferente de outros modelos de linguagem IA, como o ChatGPT, Bing ou Bard, o LLaMA não é uma ferramenta que qualquer usuário pode usar – afinal ele é voltado para o uso em pesquisas de IA.

Leia mais:

Acreditamos que toda a comunidade de IA – pesquisadores acadêmicos, sociedade civil, formuladores de políticas e indústria – deve trabalhar em conjunto para desenvolver diretrizes claras sobre IA.

Meta, em comunicado.

Em um post, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse que a tecnologia eventualmente conseguirá resolver problemas matemáticos e conduzir pesquisas científicas:

Hoje, estamos lançando um novo modelo de linguagem grande de IA de última geração chamado LLaMA, projetado para ajudar os pesquisadores a avançar em seu trabalho. Os LLMs se mostraram muito promissores na geração de texto, conversas, resumo de material escrito e tarefas mais complicadas, como resolver teoremas matemáticos ou prever estruturas de proteínas.

A Meta informou que já está aceitando inscrições de pesquisadores que desejam trabalhar com o novo modelo de linguagem.

Imagem destaque: viewimage / Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.