A Tesla está suspendendo as novas instalações de seu software beta Full Self-Driving (FSD) nos Estados Unidos e no Canadá até que uma atualização de firmware possa ser emitida para atender a um recall de segurança, de acordo com uma nova página de suporte da empresa.

A montadora emitiu o recall este mês a pedido da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que determinou que o recurso avançado de assistência ao motorista poderia representar um “risco de colisão”.

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Proprietários de veículos da Tesla que acabaram de comprar o complemento FSD de US$ 15.000 — ou já o compraram, mas ainda não o aceitaram — não poderão acessá-lo até que a montadora emita uma atualização de software over-the-air (OTA). A Tesla não forneceu um cronograma para o lançamento da atualização, mas diz que nenhuma ação imediata precisa ser tomada pelo cliente.

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Full Self Driving. Imagem: Shutterstock

Aqueles que já possuem o FSD instalado e ativado podem continuar a usar o software como está, mas não verão nenhum novo recurso até que os problemas identificados pela NHTSA sejam resolvidos. O recall afeta quase 363 mil veículos Model S, Model 3, Model X e Model Y equipados com FSD.

O atual software de assistência avançada ao motorista FSD beta pode fazer com que os veículos descumpram leis de trânsito e façam manobras arriscadas. A Tesla indicou os seguintes comportamentos problemáticos que podem acontecer:

  • Viajar ou virar em certos cruzamentos durante um semáforo amarelo obsoleto
  • A duração percebida da posição estática do veículo em certas interseções com um sinal de Pare, particularmente quando a interseção está livre de qualquer outro usuário da via
  • Ajustar a velocidade do veículo enquanto viaja por certas zonas de velocidade variável, com base na sinalização de limite de velocidade detectada e/ou na configuração de compensação de velocidade do veículo que é ajustada pelo motorista
  • Negociar uma mudança de faixa de certas faixas de conversão para continuar viajando em linha reta

Atualmente, a Tesla chama o software beta do FSD de “recurso de suporte ao driver SAE Nível 2”, o que significa que ele pode dirigir, frear e acelerar automaticamente com um motorista presente. O motorista que opera o FSD deve estar acionado e pronto para assumir o controle a qualquer momento e também é totalmente responsável por quaisquer contratempos que o sistema possa causar.

A versão beta do FSD foi lançada de forma ampla para todos os compradores do complemento em novembro. O CEO da Tesla, Elon Musk, há muito promete que o FSD acabará se tornando um sistema totalmente autônomo, onde o carro pode dirigir sozinho sem a presença de um motorista e até mesmo se tornar um táxi robô. Espera-se que o futuro da tecnologia seja uma grande parte do Plano Diretor 3 da Tesla, que será revelado no Dia do Investidor da montadora em 1º de março.

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