O episódio 7 de The Last of Us chegou neste domingo (7), com mais um longo flashback em meio a um dos momentos mais tensos da série. A produção da HBO nos leva ao passado de Ellie e apresenta algumas respostas a perguntas que nos fazíamos até aqui.

ATENÇÃO: o texto abaixo contém spoilers do episódio 7 de The Last of Us.

publicidade

Antes do começo do flashback, retornamos ao cenário posterior ao acontecimento do final do episódio anterior. Vemos uma trilha de sangue na neve que leva até uma casa, dando a entender que Ellie de alguma forma arrastou Joel até lá após ele cair do cavalo por conta de seu ferimento na barriga.

Leia mais:

publicidade

Ellie tenta cuidar do ferimento de Joel e ele, consciente e sentindo muita dor, pede para que ela o deixe lá para morrer e retorne para Jackson para encontrar Tommy. Por um momento, Ellie dá as costas e Joel chora ao ver ela partir. No entanto, antes de vermos qual decisão Ellie tomará, a série corta para o passado.

Ellie aparece de volta à escola militar na Zona de Quarentena de Boston, onde lida com outros jovens que praticam bullying contra ela, mas ela se defende atacando de volta. No comando da escola, Ellie é apresentada a um futuro em que pode ser uma oficial se seguir o caminho certo, coisa que nem todos os jovens terão oportunidade de se tornar.

publicidade
the last of us
Ellie em sua escola na Zona de Quarentena de Boston. Imagem: HBO

Já no quarto de Ellie, vemos a cama do outro lado do quarto vazia o que nos leva a questionar quem morava ali antes. A pergunta é rapidamente respondida quando Riley entra pela janela e é reconhecida por Ellie como sua melhor amiga. Riley é uma personagem dos games, mais especificamente de uma expansão chamada Left Behind, que é exatamente o que este episódio adapta.

Riley apresenta para Ellie a oportunidade de viver uma aventura, e logo elas estão nos telhados dos prédios da Zona de Quarentena durante a noite, fugindo de guardas da FEDRA, roubando bebida de um morto e discutindo sobre o futuro enquanto saltam sobre os prédios e Riley conta a Ellie que se juntou aos Vagalumes.

publicidade

As duas logo chegam no lugar para onde Riley quer levar Ellie: o shopping, que está bloqueado e é um local de acesso proibido. Já soubemos no episódio 2 da série que foi no shopping que Ellie foi mordida, então está na cara que as coisas darão muito errado.

Apesar da espera pelo desastre dos espectadores mais atentos, as duas vivem uma noite mágica, enquanto fica claro o que Ellie sente por Riley. Elas andam de carrossel, bebem a bebida do morto, tiram fotos juntas e jogam games como Mortal Kombat, outro momento a que já tivemos referência no passado, no começo do episódio 3, quando Ellie inclusive descreve o Fatality da personagem Mileena para Joel, que aparece aqui neste momento.

the last of us
Riley dá o livro de trocadilhos de presente a Ellie. Imagem: HBO

No entanto, o perigo está ali enquanto as duas riem e se divertem. Em certo momento, vemos um infectado acordar, o que confirma que algo de ruim está por vir. Apesar disso, as duas estão totalmente alheias a isso. Riley dá a Ellie o livro de trocadilhos “No Pun Intended: Volume Too”, que faz sua primeira aparição no episódio 4.

O momento de alegria das duas é interrompido quando Riley conta a Ellie que esta é a última noite delas, e que ela deixará a Zona de Quarentena de Boston com os Vagalumes no dia seguinte. Ellie deixa o lugar chateada, mas desiste e volta ao ouvir gritos. Ela logo encontra Riley, e as duas fazem as pazes e dançam, terminando o momento com Ellie a beijando.

Só que The Last of Us já nos ensinou que quase todos os bons momentos são seguidos de algo muito ruim. E é aí que o infectado entra e as surpreende. As duas lutam contra ele e Ellie eventualmente o mata, mas logo as duas percebem que foram mordidas e entram em desespero.

Riley opta por um caminho em que as duas continuem vivas até a infecção tomar conta, em vez de optar por tirarem a própria vida para não se transformarem. Mas, como sabemos, este momento nunca chegou para Ellie. A série nos poupa de assistir ao inevitável, e fica apenas subentendido que Riley foi a primeira pessoa que Ellie matou, a que ela já se referiu no episódio 4.

Em vez disso, o flashback termina com as duas abraçadas e vemos Ellie buscando pela casa por algo que possa ajudá-la a salvar Joel. Ela encontra agulha e linha e costura o ferimento de Joel, fornecendo esperança de que ele sobreviva e eles possam continuar com sua jornada.

Mais uma vez, The Last of Us surpreende ao incluir um longo flashback, assim como no episódio 3. O passado de Ellie fecha diversas lacunas na história, e responde a algumas perguntas que ficaram abertas ao longo do tempo, além de explicar pequenos objetos e informações do conhecimento de Ellie.

Ao mesmo tempo, ele nos ajuda a entender Ellie. Se havia alguma dúvida que ela jamais abandonaria Joel, ao final do flashback não restava mais nenhuma. Apesar disso, o episódio ainda deixa em aberto o futuro de Joel, e como os dois conseguirão sobreviver em um local desconhecido e com Joel incapacitado, para seguir em busca dos Vagalumes.

Os sete primeiros episódios de The Last of Us estão disponíveis na HBO Max. O episódio 8 estreia no próximo domingo (5) às 23h, na HBO e HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!