A sigla IMEI significa International Mobile Equipment Identity (“Identificação Internacional de Equipamento Móvel” em tradução livre) e é utilizada para identificar um aparelho móvel. Na prática, essa identificação é única no mundo e se destina a aparelhos capazes de se conectarem a redes de internet 4G e 5G de operadoras, como celulares, tablets, e modems.

O código IMEI possui 15 dígitos numéricos e um código de barras, os quais podem ser utilizados para diferentes propósitos, como contatar a operadora e resolver problemas de sinal, ou rastrear o celular.

publicidade

Leia mais:

Para que serve

O IMEI atua como um recurso que auxilia o consumidor de várias formas, como comprovar a titularidade do aparelho, rastrear o dispositivo por meio de sites ou aplicativos, controlar o sistema remotamente no caso de problemas com a operadora ou fabricante, e até mesmo bloqueá-lo em caso de perda, furto, ou roubo.

publicidade

Onde encontrá-lo

Em virtude de sua importância, o código está presente em vários lugares. No caso de aparelhos mais antigos onde é possível remover a bateria, é possível encontra-lo na região interior do celular. O número também está presente na caixa do dispositivo e nos papeis dentro dela. O usuário ainda pode optar por encontra-lo ao acessar a aba de Configurações do smartphone e selecionar as opções adequados.

Mas, caso o aparelho esteja em sua posse, a maneira mais rápida e simples de acessar o código IMEI é pelo aplicativo de ligação. Basta abri-lo, como se fosse digitar o número de alguém conhecido, e escrever:

publicidade
  • *#06#

As informações devem aparecer na tela imediatamente.

Celular com mais de um número IMEI

A maioria dos celulares costumam ser Dual-SIM, ou seja, detém espaço para mais de um chip de operadora. Por isso, estes aparelhos costumam, também, ter dois códigos IMEI. Ao digitar no telefone os números citados no tópico acima, o código de ambos os IMEIs deve aparecer em seguida.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!