O acidente com mortes ocorrido em novembro, na China, não foi causado pelo piloto automático da Tesla ou falha do freio, como se imaginava anteriormente.

Dados do gravador de eventos do carro foram divulgados na internet por Xiao Te, dono de um Tesla na China. As informações mostram que, nos segundos antes do acidente, o pedal do acelerador foi mantido a 100%, sem os freios aplicados.

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Além disso, o volante mostrou entradas durante esse período, o piloto automático não estava ativo e o sistema de controle de estabilidade do carro estava envolvido.

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Embora a investigação policial ainda não tenha terminado, o motorista, que sobreviveu ao acidente e estava usando o cinto de segurança na época, não estava dirigindo sob a influência de drogas ou álcool.

Relembre o acidente

Em cerca de 30 segundos, um Tesla modelo Y percorreu 2,6 quilômetros a até 164 km/h, até que colidiu com uma loja. Tudo foi filmado.

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O motorista sobreviveu, embora pelo menos um transeunte tenha sido morto. Após o acidente, o motorista foi entrevistado afirmando que ele nunca havia tocado o acelerador e que estava pressionando o freio o tempo todo.

Isso levou a rumores de mídia social sugerindo falhas de freio, um tópico muito discutido nas mídias sociais chinesas, inclusive quando um manifestante apareceu no estande de Tesla no Show de Automóvel de Xangai.

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Outras teorias também seguiram nas mídias sociais. Alguns pensaram que poderia ter sido o piloto automático e outros disseram incorretamente que, mesmo que os freios estejam funcionando, o motor de um Tesla é muito poderoso e pode superar os freios e, portanto, levar a acidentes como este, mas todos os carros foram projetados para os freios para poder superar o acelerador.

Mas o vídeo mostrou que as luzes de freio nunca acenderam e o veículo também não estava se comportando de maneira consistente com o uso do piloto automático.

Ou seja, como os dados mostraram, houve erro humano. A confusão do pedal é onde um motorista pressiona o acelerador pensando ser o freio e, enquanto entra em pânico, continua a pressionar o acelerador cada vez mais.

As acusações de falha do freio não se limitam apenas à China – a Tesla também recebeu muitas dessas queixas nos EUA, que em um momento respondeu em um post de blog reivindicando amplamente: “Não há” aceleração não intencional “nos veículos da Tesla”.

Essas queixas foram examinadas pela NHTSA, que constatou que os incidentes de aceleração súbita não intencional em Teslas eram resultado de erro do motorista e não devido a qualquer falha de design no veículo.

A NHTSA lembra aos motoristas que existem 16 mil acidentes evitáveis por ano nos EUA devido a erros de pedal e adverte os motoristas a estarem cientes desse problema, independentemente do que a marca e o modelo de carro que dirigem.

Com informações de Electrek

Imagem destacada: Shutterstock

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