A terceira temporada de The Mandalorian está no Disney+, após mais de dois anos do lançamento da segunda. Por isso, é normal não se lembrar de muito do que rolou na jornada do mandaloriano Din Djarin (Pedro Pascal) e seu companheirinho Grogu (o Baby Yoda) até aqui. Afinal, o universo de Star Wars é complexo.

Para te ajudar a refrescar a memória, o Olhar Digital preparou um resumão da primeira e segunda temporada da série, bem como da rápida passagem de mandaloriano pela série Livro de Boba Fett, em 2021. Aperte os cintos, se ajuste no cockpit e ative o hiperpropulsor para mergulhar na velocidade da luz.

Leia mais:

1ª temporada

Antes de mais nada, é importante se localizar na cronologia de Star Wars. No caso de The Mandalorian, a história se passa, aproximadamente, cinco anos após os eventos de Retorno de Jedi. Ou seja, depois de Luke Skywalker (Mark Hamill) e Darth Vader (James Earl Jones) derrotarem o imperador Darth Sidious (Ian McDiarmid), a Aliança Rebelde destruir a segunda Estrela da Morte e a Nova República substituir o Império Galáctico.

publicidade

Tudo começa quando o mandaloriano Djarin (também conhecido como Mando), um caçador de recompensas, rastreia um alvo para um cliente rico e misterioso. O alvo era Grogu, uma criança da mesma espécie de Yoda, mestre Jedi que treinou Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness/Ewan McGregor), Luke Skywalker e tantos outros na galáxia.

Mandaloriano ao encontrar Baby Yoda
O mandaloriano encontra Grogu Baby Yoda ao rastreá-lo para um cliente. Imagem: Reprodução

Após enfrentar ladrões numa emboscada e um monstro num planeta deserto, Mando retorna com Grogu para seu cliente, atrás da recompensa. Porém, ele descobre que o cliente faz parte de uma organização remanescente do Império, cujo propósito com Grogu era usá-lo em experimentos relacionados à Força.

Então, Djarin decide resgatar o pequeno. Além de enfrentar stormtroopers, ele luta contra outros caçadores de recompensa no local, com a ajuda de outros mandalorianos escondidos por ali. Na busca por um esconderijo, Mando cai numa vila rural, onde junta forças à ex-rebelde Cara Dune (Gina Carano) para proteger os fazendeiros contra sequestradores.

Mandaloriano e Cara Dune
Mando junta forças à ex-rebelde Cara Dune para libertar uma vila rural do terror de sequestradores. Imagem: Reprodução

Apesar de flertar com a ideia de curtir a paz da vila, Mando decide continuar em fuga com Baby Yoda, para proteger o pequeno da caçada por ele. Logo em seguida, Djarin enfrenta, no espaço, outro caçador de recompensa atrás da criança. Ele vence o confronto, mas sua nave fica muito danificada e ele cai no planeta Tatooine, onde conhece a mecânica Peli Motto (Amy Sedaris).

Na busca por dinheiro rápido para pagar pelo conserto da sua nave, Mando se alia ao jovem Toro Calican (Jake Cannavale), outro caçador de recompensas, para capturar a assassina Fennec Shand (Ming-Na Wen). Manipulado por ela, Calican trai Mando para tentar capturá-lo. Enquanto isso, Shand é deixada para morrer, mas recebe ajuda de outro mandaloriano bem conhecido: Boba Fett (Temuera Morrison). Por fim, Calican usa Baby Yoda e Peli Motto como reféns para atrair Djarin, mas acaba baleado pelo mandaloriano, que foge mais uma vez.

Mandaloriano, Migs Mayfeld e Ranzar Malk
Da esquerda para direita: Mandaloriano, Migs Mayfeld e Ranzar Malk. Imagem: Reprodução

Ao pousar sua nave no hangar de uma estação espacial, Mando é recebido por Ranzar Malk (Mark Boone Junior), um velho amigo seu. O homem o convida para ajudá-lo num trabalho com outras cinco pessoas. O objetivo é salvar um dos seus parceiros, que se desentendeu com concorrentes e está preso numa nave da Nova República. Aí, Mando descobre que esse tal parceiro é Qin (Ismael Cordova), um antigo parceiro que o traiu no passado. Para piorar, ele percebe que os companheiros planejam prendê-lo e capturar Baby Yoda. Mais uma vez, Djarin enfrenta todos, vence e foge com a criança. Mas deixa um rastreador na nave do grupo, para atrair X-Wings (caças da Nova República).

Logo em seguida, Mando recebe um pedido de ajuda de Greef Karga (Carl Weathers), velho rival que busca reconciliação com o mandaloriano. Agora, Karga é líder dos caçadores de recompensa e precisa limpar a cidade dos ex-imperiais que tomaram conta. Djarin topa a empreitada e leva Cara Dune e Kuiil (Nick Nolte) para ajudá-lo. Ao serem atacados por criaturas do deserto, Karga fica ferido e Grogu usa a Força para curá-lo. Por isso, o líder da guilda, ao invés de trair Mando, mata os próprios capangas.

Moff Gideon a frente de stormtroopers
Moff Gideon encurrala Mando e parte do seu grupo, enquanto Kuiil tenta fugir com Baby Yoda. Imagem: Reprodução

Assim, o grupo arma uma cilada para um cliente, por meio de uma entrega falsa. Dá certo e eles vencem mais levas de stormtroopers. Mas, aí, Moff Gideon (Giancarlo Esposito) aparece como o real interessado em Grogu. Mando, Karga e Cara ficam encurralados, enquanto Kuiil não consegue chegar à nave a tempo com Baby Yoda e acaba morto.

Depois, um flashback mostra o mandaloriano sendo salvo por outros desse povo quando criança, após um atentado do Império contra sua cidade. Descobrimos aí o nome de Mando (Din Djarin), que Gideon o conhece e vice-versa. De volta ao presente, o dróide IG-11 (Taika Waititi, que, inclusive, dirigiu esse último episódio) protege Baby Yoda e invade a cidade. Isso cria uma distração para o grupo de Djarin fugir do cerco inicial. Ele, porém, sofre ferimentos graves nessa fuga e fica para morrer. Mas IG-11 o socorre. Para tratar seus ferimentos, o dróide tira o capacete de Mando.

Na reta final da temporada, o grupo se encontra com a Armeira, mandaloriana que lidera a forja de armaduras e serve como uma espécie de guia espiritual da doutrina seguida pelo grupo de Djarin. Ela explica que, pela doutrina, o mandaloriano tem a obrigação de cuidar de Baby Yoda até ele se reencontrar com seu povo ou terminar seu treinamento. É aí, também, que Mando recebe dela um foguete para sua armadura.

Gideon sob escombros de caça-TIE empunhando sabre de luz negro
Gideon ressurge dos escombros do caça-TIE, empunhando um sabre de luz negro. Imagem: Reprodução

Na fuga, IG-11 se sacrifica para ganhar tempo aos seus companheiros. Gideon aparece num TIE (caça do Império) e Djarin usa seus novos foguetes para alcançá-lo e explodir a nave. Por fim, Mando e Baby Yoda partem, mais uma vez, para os confins da galáxia. E Moff Gideon aparece vivo. Ele sai dos escombros do caça-TIE usando um sabre de luz negro.

2ª temporada

Para começar, Djarin busca um tutor da Força, um Jedi ou alguém da espécie de Grogu para treiná-lo, conforme a orientação da Armeira, no final da primeira temporada. Assim, os dois vão parar num planeta industrial, na busca por Gor Koresh (John Leguizamo). O mandaloriano pede sua ajuda para encontrar outro do seu povo (para auxiliar na busca por um tutor), mas Koresh pede sua armadura em troca. A negociação vai para o brejo, Djarin enfrenta todos e consegue informações sobre outro mandaloriano.

Em seguida, Mando volta à Tatooine, onde Peli Motto o ajuda a encontrar a cidade de Mos Pelgo, arruinada por bandidos após a queda do Império. Assim, ele parte para encontrar esse tal outro mandaloriano. Ao chegar lá, ele descobre que não se tratava de outro do seu povo. Era Cobb Vanth (Timothy Olyphant), xerife da pequena cidade, com pedaços da armadura de Boba Fett. Em troca da ajuda de Djarin na luta contra uma espécie de dragão, Vanth devolve a armadura. Ao partir, Mando é observado, de longe, pelo próprio Boba Fett.

Mandaloriano e X-Wing
Na busca por um esconderijo de mandalorianos, Djarin precisa se explicar para pilotos da Nova República. Imagem: Reprodução

De volta à Mos Eisley, Djarin consegue, com Peli, um contato para ajudá-lo a encontrar um esconderijo de mandalorianos. Em troca, precisa transportar uma fêmea anfíbia e sua ninhada de ovos – a última de sua espécie. Aí, X-Wings seguem a nave de Mando para verificar sua procedência e ligação tanto com o Império quanto o resgate de um prisioneiro (Qin, lembra?).

Djarin consegue fugir e pousa numa caverna, num planeta vizinho a Tatooine. Enquanto conserta a nave, Grogu come ovos de aranhas gigantes, que atacam o grupo. Eles fogem para a nave e as X-Wings aparecem para salvá-los. Por ter salvo oficiais da Nova República, Mando consegue sua liberação, por meio de um acordo de cavalheiros com os pilotos.

Bo-Katan e seu grupo
Em Trask, Mando conhece Bo-Katan e seu grupo de mandalorianos. Imagem: Reprodução

Após chegar no planeta Trask, Djarin e Baby Yoda são resgatados por um grupo de mandalorianos liderados por Bo-Katan (Katee Sackhoff). Seu objetivo lá é recuperar armas de Mandalore, o planeta dos mandalorianos. Então, Bo-Katan sugere a Mando que encontre Ahsoka Tano (Rosario Dawson) no planeta Corvus para ajudar na questão do Baby Yoda.

Além disso, descobrimos que o grupo de Djarin é fundamentalista, segue a doutrina antiga dos mandalorianos e acredita em mentiras espalhadas pelo Império para mantê-los divididos. Por fim, Moff Gideon ordena a destruição da tripulação para impedir a recuperação das armas, Bo-Katan descobre que ele tem o sabre de luz negro e Djarin tem dificuldades para chegar até Ahsoka, por conta das condições da sua nave.

Antes de seguir para Corvus, eles param em Nevarro para fazer alguns reparos na nave. Então, Mando descobre que a forja da Armeira está abandonada e Cara Dune é a nova xerife da cidade. Além dela, o mandaloriano é recebido por Greef Karga, que questiona a eficácia da Nova República em governar a Orla Exterior. Então, Karga pede ajuda de Mando para destruir uma base imperial fora da zona segura de Nevarro. E o mandaloriano topa.

Holograma do Dr. Pershing
Numa mensagem holográfica, Dr. Pershing, cientista do Império, diz precisar do Baby Yoda para seu experimento. Imagem: Reprodução

Logo depois, Djarin vê a mensagem de Dr. Pershing (Omid Abtahi), cientista responsável por tirar amostras de Grogu, dizendo precisar do pequeno mais uma vez. Na verdade, a base é um laboratório de clonagem. Por isso, o mandaloriano foge de lá com Baby Yoda, rumo ao planeta Corvus.

Ao pousar no planeta, Mando descobre uma cidade governada por uma magistrada opressiva que teme Ahsoka. Portanto, Djarin se junta a ela na luta para libertar o local. Por meio de uma ligação mental, ela descobre o nome real do Baby Yoda (Grogu), bem como seu treinamento na Força em Coruscant (antes da Ordem 66, em A Vigança dos Sith) e se recusa a treiná-lo. Isso porque ela teme uma debandada do pequeno para o lado sombrio da Força, além de não se considerar uma Jedi.

Ahsoka Tano e Baby Yoda
Por meio de conexão mental, Ahsoka Tano conhece mais sobre o passado de Grogu. Imagem: Reprodução

Por fim, ela aconselha o mandaloriano a encontrar Tython, local onde Grogu poderá encontrar seu caminho na Força. Nesse momento, Djarin consegue sua lança de beskar, material usado pelos mandalorianos nas suas armaduras e armas.

Já em Tython, Mando e Baby Yoda encontram um antigo templo Jedi. Então, Grogu consegue, digamos, acessar uma rede Jedi e manda uma espécie de sinal galáxia afora. O caldo parece prestes a entornar quando Boba Fett chega, acompanhado pela assassina Fennec Shand. Fett quer sua armadura de volta, mas, ao invés de lutar contra Djarin, se une a ele para proteger Grogu contra stormtroopers. Mas o pequeno acaba capturado e vira refém de Gideon.

Grupo do mandaloriano
Djarin monta um time para rasgar Grogu de Moff Gideon. Imagem: Reprodução

Então, o mandaloriano parte no encalço de Gideon, para recuperar Baby Yoda. Ele monta uma equipe com Boba Fett, Cara Dune, Migs Mayfeld (Bill Blurr) – um dos caras daquele grupo de resgate para Qin, deixado na prisão por Djarin – e Fennec Shand. Eles precisam roubar dados de um complexo imperial para localizar o cruzador (aquelas naves imperiais enormes) de Gideon. Para isso, Mayfeld e o mandaloriano se disfarçam para infiltrar na base. Em seguida, Bo-Katan e seu grupo se juntam ao time de Djarin, por conta do objetivo comum em caçar Gideon e apesar das suas diferenças com Boba Fett.

Por um lado, a equipe tem um objetivo em comum. Por outro, cada um tem sua missão. O mandaloriano e Moff Gideon se enfrentam – inclusive, Djarin só dá conta de ir no mano a mano graças à sua lança – e Grogu é liberto. Porém, o caldo volta a entornar quando uma tropa enorme de dróides mortais (os darktroopers) encurralam o grupo. Então, uma X-Wing aporta no cruzador imperial.

Luke Skywalker, Baby Yoda e R2-D2
Lukę Skywalker salva o grupo do mandaloriano e assume a guarda de Grogu para treiná-lo. Imagem: Reprodução

Pelas câmeras de segurança, dá para ver uma figura encapuzada pelos corredores do cruzador, derrubando tudo e todos. Trata-se de Luke Skywalker, que aparece após ter recebido o “sinal” emitido pelo Baby Yoda. Após salvar o grupo, o pequeno parte com ele, mesmo relutante. Skywalker prometeu garantir a segurança de Grogu, enquanto Djarin tira seu capacete para se despedir do companheirinho. A última cena da temporada é a partida de Skywalker, com Baby Yoda no colo e acompanhado do dróide mecânico R2-D2.

The Mandalorian no Livro de Boba Fett

Assim como Boba Fett aparece em The Mandalorian, Djarin aparece na série solo do antigo caçador de recompensas de Jabba, o Hutt. No caso, o mandaloriano aparece no quinto episódio da temporada.

Mandaloriano empunhando o sabre de luz negro
Agora na posse do sabre de luz negro, Mando sai em busca do seu grupo de mandalorianos para saber o que fazer. Imagem: Reprodução

Neste ponto da história, Djarin está em busca dos mandalorianos que o ajudaram, inclusive a Armeira. Ele precisa se reconciliar com a doutrina e saber o que fazer após retirar seu capacete, ficar com o sabre de luz negro e passar a guarda de Grogu para Skywalker. Aliás, vemos como a arma é pesada e difícil de manusear sem treinamento. Além disso, Mando passar a ser julgado como apóstata da doutrina liderada pela Armeira.

Em seguida, ele luta contra Paz Vizla (Jon Favreau, que, inclusive, é o criador de The Mandalorian) pela posse do sabre de luz. Djarin ganha, mas, como não pode mais integrar seu antigo grupo, parte para Mos Eisley. Lá, Peli Motto o ajuda a encontrar uma nave nova.

Depois, Mando visita Grogu e entrega uma cota de malha, feita de beskar, que ele havia escondido para dar ao pequeno. Aliás, Baby Yoda tem enfrentado dificuldades no seu treinamento com Luke Skywalker. O mestre Jedi parece impaciente com a relutância do pequeno em se conectar com a Força para treinar. Neste ínterim, Ahsoka explica ao mandaloriano sobre a importância de Grogu se desapegar do passado – e, portanto, de seu “pai adotivo”. Assim, o mandaloriano deixa apenas a cotinha e parte para se juntar à Boba Fett.

Fennec Shand e o mandaloriano
Fennec Shand pede a ajuda de Djarin para Boba Fett enfrentar o Sindicato Pyke, em Mos Eisley. Imagem: Reprodução

Isso porque, pouco antes, Fennec Shand tinha pedido pela ajuda de Djarin para enfrentar o Sindicato Pyke. Além de aceitar, Mando chamou Cobb Vanth (xerife de Mos Pelgo, lembra?). Enquanto relutava em ajudar, Cad Bane (Corey Burton) e o fere num duelo de pistolas (a laser, claro).

De volta ao treinamento Jedi, Skywalker oferece uma escolha para Grogu: a cota de malha de beskar ou um sabre de luz. O pequeno escolhe a cotinha, então Skywalker incube R2-D2 de levar o pequeno de volta para o mandaloriano. Porém, o dróide deixa Grogu sob os cuidados de Peli Motto.

Baby Yoda e rancor
Na luta contra o Sindicato Pyke, Grogu consegue amansar um rancor descontrolado. Imagem: Reprodução

Por fim, na batalha entre Boba Fett e o Sindicato Pyke, onde Mando ajuda o antigo caçador de recompensas, Baby Yoda aparece e usa a Força para ajudar seu antigo companheiro. O pequeno também deu conta de controlar um rancor (aquele monstro que Luke Skywalker enfrenta no porão do palácio de Jabba em Retorno de Jedi) descontrolado. Com tudo isso resolvido, a dupla parte, mais uma vez, para os confins da galáxia.

Onde assistir The Mandalorian

Todos os episódios da primeira e segunda temporada estão disponíveis no streaming da Disney, por se tratar de uma produção original da plataforma. Já em relação aos episódios da terceira temporada, a Disney solta um por semana, igual fez nas temporadas anteriores.

Imagem de destaque: Disney+ / Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!