O Banco Central anunciou o fim de medidas coercitivas aplicadas às bandeiras de cartões Mastercard e Visa, que resultaram na suspensão de realização de pagamentos pelo WhatsApp, a partir do Programa Facebook Pay. Assim, passará a ser possível comprar em estabelecimentos a partir do WhatsApp Pay.

  • O Banco Central emitiu uma nota em que informa a liberação do recurso de compras pelo WhatsApp
  • Até a medida, só estava liberado o recurso de transferência de dinheiro entre pessoas físicas
  • O recurso será liberado em um prazo de 30 dias
  • Esta funcionalidade deve ser útil para pequenos negócios que fazem vendas pelo WhatsApp e para facilitar os pagamentos feitos pelos consumidores

A suspensão age em uma medida aplicada em 2021 e o recurso será liberado em um prazo de 30 dias, o que segue o regulamento do Banco Central para a comunicação de participantes do arranjo de pagamento.

publicidade

Leia mais:

Em nota publicada na noite desta quinta-feira (2), o Banco Central informou que “não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M)”. A transferência de recursos entre usuários do aplicativo (P2P) já havia sido autorizada em março de 2021.

publicidade

Com a liberação, será possível iniciar e concluir uma transação de compra pelo WhatsApp, sem a necessidade de pagamento por Pix ou cartão no recebimento do produto, o que deve facilitar a vida de pequenos negócios. Para os consumidores, existe a vantagem de não ser necessário alternar entre o WhatsApp e o aplicativo do banco no smartphone.

A transferência entre pessoas físicas (à esquerda) já estava liberada desde 2021, mas agora também será possível fazer pagamentos pelo WhatsApp (à direita). Imagem: WhatsApp/Divulgação

É possível fazer pagamentos pelo WhatsApp Pay com cartões de crédito, de débito e pré-pago. Enquanto anteriormente era apenas possível fazer transferências entre pessoas físicas, agora o usuário poderá fazer pagamentos para pessoas jurídicas por meio do mensageiro.

publicidade

Apesar de citar as bandeiras Mastercard e Visa na nota de liberação de uso, o Banco Central destacou que a adesão de outras bandeiras a este recurso deve permanecer aberta.

Ainda não sabe como usar o WhatsApp Pay? Você pode aprender como configurar seu cartão no recurso aqui e a transferir dinheiro pelo aplicativo aqui.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!