A ordem cronológica dos filmes da Marvel começa no primeiro filme do Capitão América, cujos eventos rolam entre 1943 e 1945. Depois, a cronologia se estende até os filmes da Fase Cinco, por ora. No total, são mais de 80 anos de acontecimentos.

Antes de mais nada, é importante esclarecer a diferença entre ordem cronológica e de lançamento. No primeiro, você acompanha a linha do tempo do MCU (sigla em inglês para “Universo Cinematográfico da Marvel”). Já o segundo segue conforme os filmes chegaram às telonas. E o Olhar Digital te mostra como fica o antes e a sequência de Vingadores nos dois casos.

publicidade

Leia mais:

1943-1945 – Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Tudo começa com Steve Rogers (Chris Evans), um jovem magricela e idealista que aceita ser voluntário em experiências do exército dos EUA para criação de supersoldados. O experimento dá certo, mas sua fórmula se perde, o que torna Rogers um soldado valioso demais para lutar, na linha de frente, contra nazistas e o líder da Hidra, Caveira Vermelha (Hugo Weaving). Começa aqui a Saga do Infinito.

publicidade

1995 – Capitã Marvel (2019)

Neste filme, você acompanha a jornada de Carol Danvers (Brie Larson), conforme ela se torna uma das personagens mais poderosas do MCU. Enquanto uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas chega à Terra, Carol se vê junto a um pequeno grupo de aliados no fogo cruzado.

2010 – Homem de Ferro (2008)

Mais de uma década depois, o gênio, bilionáriáo e playboy Tony Stark (Robert Downey Jr.) entra em cena. Logo após ser capturado em território inimigo, Stark constrói uma armadura a partir de mísseis e sucata para escapar. Em seguida, ele assume para si a missão de salvar o mundo dos males criados – e comercializados – pelas Indústrias Stark, empresa fundada pelo seu pai.

publicidade

2011 – O Incrível Hulk (2008)

Antes de mais nada, você vai perceber que o Bruce Banner deste filme – Edward Norton – é diferente do Banner de Vingadores – Mark Ruffalo. Mas a história é canônica. Ou seja, acontece na “cronologia oficial” do MCU), então pode incluí-lo na sua maratona. Neste filme, Banner vive escondido (aliás, no Rio de Janeiro) enquanto busca uma forma de tirar a radiação gama – e o Hulk, portanto – do seu sangue. Enquanto isso, o general Ross (William Hurt) o persegue para capturar, estudar e reproduzir o Hulk.

2011 – Homem de Ferro 2 (2010)

Enquanto o exército dos EUA persegue Banner, Tony Stark vira alvo do governo federal, após revelar sua identidade secreta. Além disso, Stark precisa entrar na armadura para enfrentar um demônio do passado da sua família: Ivan Vanko (Mickey Rourke). Mas, desta vez, o Homem de Ferro terá novos aliados.

publicidade

2011 – Thor (2011)

Em paralelo aos problemas de Banner e Stark, estão os de Thor (Chris Hemsworth). Após ser banido do reino de Asgard pelo seu pai, Odin (Anthony Hopkins), e exilado na Terra, o Deus do Travão precisa lutar para reaver seus poderes. Além disso, uma força invasora o persegue enviada para destruí-lo. E o deus nórdico precisa enfrentar a batalha para, enfim, descobrir o que significa ser digno.

2012 – Vingadores (2012)

A partir daqui, a cronologia dos filmes da Marvel bate com a do mundo real. Além disso, é a primeira vez que Homem de Ferro, Hulk, Thor e Capitão América unem forças com Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scarlett Johansson) para enfrentar um inimigo em comum. No caso deste filme, trata-se de Loki (Tom Hiddleston), irmão adotivo e psicótico de Thor.

2013 – Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Logo após a colisão de super-heróis em Nova York, mundos colidirem. É o que acontece na sequência de Thor, quando Malekith (Christopher Eccleston), um elfo negro, ameaça mergulhar o cosmos na escuridão eterna. Desta vez, o Deus do Trovão precisa se aliar com Loki para salvar tanto Asgard quanto a Terra.

2013 – Homem de Ferro 3 (2013)

Enquanto isso, Tony Stark enfrenta ataques de ansiedade pós-eventos de Vingadores. Como se não bastasse, Stark vê seu mundo reduzido a escombros. Então, ele precisa usar sua engenhosidade para sobreviver e enfrentar mais um demônio do passado: Aldrich Killian (Guy Pearce). Tudo enquanto uma questão existencial o assombra: o homem faz o traje ou o traje faz o homem?

2014 – Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)

Por outro lado, Steve Rogers vive tranquilamente em Washington, D.C, pós-eventos de Vingadores. Mas aí Nick Fury (Samuel L. Jackson) é atacado, aparentemente, pela S.H.I.E.L.D. Para expor a conspiração, Capitão América une forças com a Viúva Negra. Quando a dimensão da trama se revela, os dois recorrem a um novo aliado: o Falcão (Anthony Mackie). Então, o trio precisa enfrentar o Soldado Invernal, cujo aparecimento ressuscita fantasmas em Rogers. Aliás, este é o primeiro filme dos irmãos Russo no MCU. Em seguida, a dupla viria a dirigir Guerra Civil (2016) e os dois últimos Vingadores – Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019).

2014 – Guardiões da Galáxia (2014)

Se você achou que os filmes do Thor expandiram os horizontes do MCU, aperte os cintos antes de embarcar em Guardiões da Galáxia. Isso porque esta aventura espacial épica te leva para o cosmos dos filmes da Marvel. Nele, Peter Quill (Chris Pratt) se alia ao guaxinim sanguinário Rocket (Bradley Cooper), à árvore humanoide Groot (Vin Diesel), à mortal Gamora (Zoë Saldana) e ao vingativo Drax (Dave Bautista) para fugir de Ronan (Lee Pace).

2014 – Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

Em seguida, os Guardiões precisam lutar para manter sua recém-descoberta família unida, enquanto descobrem mistérios sobre o verdadeiro pai de Quill. Neste filme, antigos inimigos se tornam aliados e personagem conhecidos (e amados) das HQs auxiliam os heróis. Tudo isso enquanto o MCU galga mais um salto de expansão.

2015 – Vingadores: Era de Ultron (2015)

De volta para a Terra, Tony Stark tenta reiniciar um programa de manutenção da paz nesta sequência de Vingadores. Mas dá muito errado, surge o megalomaníaco Ultron (James Spader) e os Vingadores precisam unir forças, de novo, para salvar os humanos do plano de extinção do robô. E, desta vez, o grupo vai contar com alianças complicadas.

2015 – Homem-Formiga (2015)

Logo depois, você conhece Scott Lang (Paul Rudd). Após sair da prisão, por ter recorrido a assaltos para sustentar a família, o objetivo de Lang é ser um “pai de verdade” para a pequena Cassie (Abby Fortson). Mas sua agilidade, conhecimento sobre tecnologia e caráter mortal fazem dele o candidato ideal para vestir o traje de Homem-Formiga, desenvolvido por Hank Pym (Michael Douglas). Com ele, Lang embarca numa missão para roubar o traje do Jaqueta Amarela, tecnologia com potencial de destruir o mundo.

2016 – Capitão América: Guerra Civil (2016)

Apesar de ter “Capitão América” no nome, considere este como uma sequência de Vingadores. É uma espécie de Vingadores 2,5, porque envolve o grupo e serve de prelúdio para Guerra Infinita. O novo status quo pós-Ultron divide o grupo. Numa frente, Steve Rogers defende a independência do grupo para defender a humanidade. Na outra, Tony Stark apoia responsabilização e supervisão do governo dos EUA sobre os Vingadores. Enquanto isso, Helmut Zemo (Daniel Brühl), sobrevivente de Sokovia (cidade destruída na luta entre Ultron e os Vingadores), arquiteta sua vingança contra os heróis.

2016 – Viúva Negra (2021)

Já a partir daqui, a cronologia dos filmes da Marvel desencaixa do mundo real. Depois do racha entre os Vingadores, Natasha Romanoff, a Viúva Negra, vira fugitiva do governo estadunidense. Quando uma conspiração ligada ao seu passado surge, ela confronta o lado mais sombrio da sua história. Aqui, Natasha precisa lidar com seu passado como espiã e as relações deixadas para trás muito antes de se tornar uma Vingadora.

2016 – Pantera Negra (2018)

Em paralelo aos conflitos de Viúva Negra, rolam os acontecimentos de Pantera Negra. Após do rei de Wakanda, seu filho, T’Challa (Chadwick Boseman), volta para a isolada, porém avançadíssimo, nação africana, onde assume o trono. Porém, Erik Killmonger (Michael B. Jordan) aparece e testa os poderes do jovem rei tanto como monarca quanto Pantera Negra. Diante da traição e do perigo, T’Challa reuni aliados e liberta o poder total do Pantera Negra para salvar Wakanda e o mundo.

2016 – Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

O ano de 2016 conseguiu ser mais agitado que 2011 nos filmes da Marvel. Isso porque, além dos eventos de Viúva e Pantera Negra, o primeiro filme do Homem-Aranha (do MCU) vem colado à Guerra Civil. Neste, o jovem Peter Parker (Tom Holland) quer provar seu valor para Tony Stark, seu ídolo e inspiração, após lutar ao seu lado contra o grupo liderado pelo Capitão América. Nos seus trabalhos enquanto Homem-Aranha, Parker descobre a operação de Adrian Toomes (Michael Keaton), o Abutre. E ainda frustra seu assalto à antiga Torre dos Vingadores (aquela dos dois primeiros filmes), em Nova York.

2016-2017 – Doutor Estranho (2016)

Após aventuras nos quatro cantos da Terra, é hora de expandir o MCU mais um pouco. Desta vez, o salto será nas dimensões. Neste filme, você conhece o neurocirurgião Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), cujo mundo vira de ponta cabeça – literal e metaforicamente – após sofrer um acidente de carro que destrói suas mãos. Quando a medicina tradicional falha, ele busca ajuda no Kamar-Taj, uma comunidade isolada. Com o tempo, ele descobre que trata-se da primeira linha da batalha contra forças empenhadas em destruir a realidade. Strange, então, aprende magia e se desapega da sua vida antiga para defender o mundo como o mago mais poderoso do planeta: o Doutor Estranho.

2017 – Thor: Ragnarok (2017)

Enquanto o Doutor Estranho defende as dimensões, Thor luta cosmos afora. Nesta sequencia, o Deus do Trovão é preso do outro lado do universo, sem seu martelo e numa corrida contra o tempo. Isso porque ele precisa voltar à Asgard e impedir Ragnarok – a destruição do seu reino e dos asgardianos. Isso enquanto o lugar está dominado por Hela (Cate Blanchett), a Deusa da Morte. O primeiro passo é sobreviver a uma luta de gladiadores. Contra o Hulk.

2017 – Homem-Formiga e a Vespa (2018)

De volta à Terra, você acompanha Scott Lang em prisão domiciliar, por ter se juntado ao grupo liderado pelo Capitão América, em Guerra Civil. Afinal, eram todos fora-da-lei, como o próprio Rogers o avisou. Ele também encara os impactos dessa aventura na sua vida enquanto pai. Mas aí Hope Van Dyne (Evangeline Lilly) e Hank Pym precisam da ajuda de Lang para derrotar uma nova vilã – a Fantasma (Hannah John-Kamen) – e salvar Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer) do tamanho subatômico.

2017 – Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Já o ano de 2017 é o mais trágico do MCU, até o momento. Isso porque é neste ano que as tropas de Thanos (Josh Brolin) deixam rastros de morte e destruição pela galáxia – na Terra, inclusive – na busca pelas Joias do Infinito. Os Vingadores, mesmo rachados, lutam até o fim para impedir o Titã Louco de cumprir sua missão de vida: acabar com metade da vida do Universo, para garantir a sobrevivência da outra metade, usando o poder combinado das joias. Mas os heróis amargam baixas, surras e derrotas.

2018-2023 – Vingadores: Ultimato (2019)

Lembra da Saga do Infinito, cujo início acontece no primeiro filme do Capitão América? É aqui que ela acaba. Após testemunharem metade dos seres vivos do Universo virarem pó, os heróis dos filmes da Marvel caçam Thanos para reverter seu estalo mortal. Primeiro, acontece a caçada pelo Titã Louco galáxia afora. Depois, pelas Joias do Infinito tempo afora. Nesta ideia mirabolante, os Vingadores revisitam momentos importantes da cronologia do MCU, enfrentam hordas do Titã e, dessa vez, triunfam. Mas alguns ficam pelo caminho.

2024 – Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)

Os eventos deste filme estão, até certo ponto, relacionados aos de Homem de Ferro 3. Aqui, Shang-Chi (Simu Liu) enfrenta seu passado e confronta seu pai, Xu Wenwu (Tony Leung Chiu-Wai), líder da organização Dez Anéis.

2024 – Eternos (2021)

Prepare-se para expansão nas escalas de tamanho do MCU. Isso porque, neste filme, você conhece os Celestiais, criaturas cósmicas gigantescas. Até então, só as ruínas da cabeça de um tinha sido mostrada: Luganenhum. Os Eternos são um grupo cósmico de super-heróis cuja missão era proteger (até certo ponto) a humanidade desde, literalmente, o início dos tempos. Com o tempo, o grupo descobre o verdadeiro propósito da sua existência. E alguns integrantes se rebela contra ele para salvar a Terra e seus habitantes.

2024 – Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Depois de, praticamente, voltar da morte e enfrentar uma guerra contra Thanos e sua horda, Peter Parker sai para uma viagem de duas semanas pela Europa com a turma da escola. Enquanto o jovem curte este rolê, Nick Fury aparece para recrutá-lo. O ex-diretor da S.H.I.E.L.D o convoca para lutar ao lado de Quentin Beck (Jake Gyllenhaal), o Mysterio, que diz ser de uma “Terra paralela”, contra monstros Elementais. Neste ínterim, Parker lida com a lacuna deixada por Tony Stark.

2024 – Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)

Quando Beck disse ser de uma realidade paralela, era golpe. Mas, nesta sequência, o multiverso é real – tanto que, entre os filmes, é o pontapé para a saga de mesmo nome. E variantes de Parkers e vilões de outros universos (leia-se: franquias) aparecem no MCU. Tudo por conta de um feitiço do Doutor Estranho que deu errado (mas poderia ter sido pior).

No time dos vilões, aparecem: Norman Osborn/Duende Verde (Willem Dafoe), Otto Octavius/Doutor Octopus (Alfred Molina), Flint Marko/Homem Areia (Thomas Haden Church), Dr. Curt Connors/Lagarto (Rhys Ifans) e Electro (Jamie Foxx). Ou seja, todos. Já entre os Parkers, aparecem os queridos Tobey Maguire e Andrew Garfield. Os mais velhos, então, ajudam o Peter de Holland a enfrentar o luto e tomar uma decisão difícil, mas necessária, para salvar a realidade do MCU.

2024 – Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Agora com o multiverso oficialmente, digamos, desbloqueado, o MCU te leva para realidades bizarras, por meio do Doutor Estranho. Nesta história, Strange viaja ao desconhecido com a ajuda de antigos e novos aliados para enfrentar uma Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) tomada pelas trevas. Neste rolê, ele tromba com versões bem distintas de si e alguns conhecidos – inclusive, de outras franquias.

2024 – Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)

Quando Cassie Lang (Kathryn Newton) desenvolve um dispositivo para se comunicar com o reino quântico, o experimento dá errado. Assim, ela, seu pai (Scott Lang, o Homem Formiga), Hope van Dyne (a Vespa) e seus pais, Hank Pym e Janet van Dyne (Homem-Formiga e Vespa originais), acabam nesta parte bizarra da realidade. Na busca pelo caminho de volta, o grupo conhece Kang (Jonathan Majors), que também está preso no reino quântico. E ele precisa da ajuda de Scott para uma missão.

2025 – Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022)

Logo depois, a rainha Ramonda (Angela Basset), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Luke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje lutam para proteger sua nação da intervenção de potências mundiais, após a morte do rei T’Challa. Com a ajuda da Cão de Guerra (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman), eles tentam encontrar um novo caminho para Wakanda. E enfrentam Namor (Tenoch Huerta), enquanto decidem quem assume o manto de Pantera Negra.

2025 – Thor: Amor e Trovão (2022)

Neste ínterim, Thor está numa jornada de autodescoberta. Mas seus esforços são interrompidos por Gorr (Christian Bale), também conhecido como Carniceiro dos Deuses. Para combater esta ameaça, o Deus do Trovão tem a ajuda de Valquíria (Tessa Thompson), Korg (Taika Waititi) e Jane Foster (Natalie Portman), sua ex-namorada. Aliás, Jane, para a supresa de Thor, empunha seu martelo mágico, Mjolnir, na forma de Poderosa Thor. Juntos, eles embarcam numa viagem para desvendar o mistério da vingança de Gorr e detê-lo antes que seja tarde demais.

Onde assistir filmes da Marvel

Todos os filmes citados na lista acima estão disponíveis no Disney+. Lá, você pode acessar o botão “Marvel” (logo abaixo dos banners de lançamentos, na tela inicial), rolar para baixo e encontrar os filmes organizados na playlist “Universo Cinematográfico Marvel: Ordem Cronológica”.

Porém, o streaming da Disney não tem os filmes do Homem-Aranha. No caso desses, a disponibilidade está assim:

  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar – Netflix;
  • Homem-Aranha: Longe de Casa – Netflix;
  • Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (inclusive, a versão estendida) – HBO Max.

Ordem de lançamento dos filmes da Marvel

Posteres dos filmes da Marvel
Para seguir a ordem de lançamento dos filmes da Marvel, você pode se guiar pelas fases (Imagem: Flickr)

Como você deve ter percebido, os anos de lançamento dos filmes da Marvel são bem diferentes do ponto onde se encaixam na cronologia no MCU, em alguns casos.

Para ajudar na organização de tantos títulos, a listona por ordem de lançamento é dividida em fases. Então, fica assim:

1ª fase

  • Homem de Ferro (2008);
  • Homem de Ferro 2 (2010);
  • Thor (2011);
  • Capitão América: Primeiro Vingador (2011);
  • Vingadores (2012).

2ª fase

  • Homem de Ferro 3 (2013);
  • Thor: O Mundo Sombrio (2013);
  • Capitão América: O Soldado Invernal (2014);
  • Guardiões da Galáxia (2014);
  • Vingadores: Era de Ultron (2015);
  • Homem-Formiga (2015).

3ª fase

  • Capitão América: Guerra Civil (2016);
  • Doutor Estranho (2016);
  • Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017);
  • Thor: Ragnarok (2017);
  • Pantera Negra (2018);
  • Vingadores: Guerra Infinita (2018);
  • Homem-Formiga e a Vespa (2018);
  • Capitã Marvel (2019);
  • Vingadores: Ultimato (2019).

4ª fase

  • Viúva Negra (2021);
  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021);
  • Eternos (2021);
  • Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022);
  • Thor: Amor e Trovão (2022);
  • Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022).

5ª fase

  • Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023).

No Disney+, você também encontra playlists das fases do MCU ao acessar o botão “Marvel”, na tela inicial, e rolar para baixo.

Fonte: Disney+

Imagem de destaque: Pedro Spadoni / Olhar Digital

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!