Volkswagen oferece serviço de emergência gratuito após gafe em roubo de carro

Polícia teve que comprar serviço para conseguir rastrear carro roubado com uma criança dentro
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Capozzi 09/03/2023 11h11, atualizada em 09/03/2023 13h09
Motorista dirigindo um carro da Volkswagen
Crédito editorial: Yang Zhen Siang / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Volkswagen foi obrigada a lidar com os riscos de vincular serviços importantes de um veículo a assinaturas pagas. A marca alemã anunciou que vai tornar o Car-Net, seu serviço de emergência, gratuito por cinco anos.

  • A decisão chega logo após uma ocorrência envolvendo um roubo de carro em Chicago, nos EUA.
  • A novidade vale para a maioria dos veículos da montadora fabricados entre 2020 a 2023
  • O sistema ainda não funciona no Brasil, apenas na Europa, EUA e mercados selecionados.

Entenda o caso

  • Tudo começou quando um criminoso roubou um SUV VW Atlas e fugiu com o filho de dois anos da proprietária ainda no veículo. 
  • A polícia foi acionada para cuidar do caso, mas a VW se recusou a ativar o Car-Net para rastrear o carro roubado. 
  • A montadora disse que o período de testes do sistema havia expirado.
  • Para conseguir desbloquear o serviço, a VW cobrou uma taxa de US$ 150.
  • Um detetive teve que pagar a quantia para só então conseguir localizar o carro e a criança.

Para contornar a gafe que podia ter acabado em tragédia, a empresa decidiu oferecer o Car-Net de graça por cinco anos, contando a partir de junho de 2023. A oferta entra em vigor assim que o proprietário cria uma conta na plataforma ‘myVW’ e aceita os termos de serviço, informa a montadora.

Além do rastreamento em caso de roubo, o sistema oferece outras funções, como alerta de colisão e assistência em caso de emergência.

Leia mais:

Resposta da Volkswagen

A vice-presidente sênior de experiência do cliente da VW, Rachel Zaluzec, disse que a resposta ao roubo foi uma “falha de processo”. Segundo a executiva, a empresa está investigando o que aconteceu e tomará medidas “para fazer o certo no futuro”.

O incidente ocorre justamente quando mais e mais montadoras estão transferindo recursos dos carros para planos de assinatura (já falamos mais sobre o assunto aqui). Até atualizações de desempenho e assentos aquecidos estão entrando em pacotes pagos.

Essa estratégia visa criar um fluxo de receita que dura por anos depois que um carro novo chega ao cliente final. No caso de serviços de emergência, entretanto, como vimos aqui, isso pode complicar as tentativas de ajudar pessoas em situação de risco.

Imagem principal: Yang Zhen Siang/Shutterstock

Via: Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.