Tesouro misterioso de 400 anos é descoberto na Polônia

Arqueólogos acreditam que o jarro de barro foi enterrado no leste da Polônia na segunda metade do século XVII
Gabriel Sérvio09/03/2023 12h40, atualizada em 09/03/2023 20h41
Conceito de caça ao tesouro
Imagem: n_defender/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um detector de metais usado para procurar peças de trator descartadas em uma fazenda na Polônia acabou descobrindo algo mais valioso enterrado sob o solo: cerca de mil moedas de cobre cunhadas no século XVII.

  • O tesouro foi encontrado por Michał Łotys no final de fevereiro de 2023 perto da pequena vila de Zaniówka, no leste da Polônia.
  • Łotys estava usando um novo detector de metais para tentar encontrar peças sobressalentes para o trator de sua irmã.
  • Quando o instrumento começou a apitar em um dos campos da fazenda, ele removeu uma camada do solo superficial que revelou as moedas em um jarro de barro antigo e quebrado.

Como usar um detector de metais para procurar relíquias enterradas sem permissão é ilegal na Polônia, Łotys contatou arqueólogos na cidade vizinha de Lublin. Os especialistas então visitaram a fazenda logo e revelaram após investigações que o tesouro havia sido enterrado intencionalmente perto da superfície.

Arqueólogos acreditam que o jarro de barro foi enterrado no leste da Polônia na segunda metade do século XVII
Arqueólogos acreditam que o jarro de barro foi enterrado no leste da Polônia na segunda metade do século XVII. Imagem: Paweł Ziemuk/WKZ Lublin/Reprodução

Leia mais:

Quanto valiam as moedas?

Caçadores de tesouros estimam que na época, as mil moedas seriam suficientes para comprar apenas dois pares de sapatos, ou talvez 20 galões de cerveja.

O diretor da agência de conservação do patrimônio de Lublin, Dariusz Kopciowski, disse que o tesouro pesa cerca de 3 kg, no entanto, a oxidação de 400 anos corroeu, “colou” várias camadas de moedas e deixou todas “pintadas” de verde, como mostram as imagens.

A maioria delas foi criada entre 1663 e 1666 em casas da moeda em Varsóvia; Vilnius na Lituânia; e Brest — que agora faz parte da Bielo-Rússia, acrescentou Dariusz.

As moedas são da época da Comunidade Polaco-Lituana. A maioria foi cunhada entre 1663 e 1666. Imagem: Paweł Ziemuk/WKZ Lublin/Reprodução

Segundo a página polonesa Zwiadowca Historii essas moedas são conhecidas como “boratynki” em homenagem a Tito Livio Burattini, o gerente da casa da moeda de Cracóvia na época. Foi o italiano que as introduziu na Comunidade polonesa-lituana porque eram muito mais baratas de fabricar que as de prata.

Apesar de populares, elas não eram muito valiosas e só podiam ser usadas ​​para transações cotidianas, embora valham mais agora como relíquias históricas.

No fim, o tesouro será transferido para especialistas em um museu na cidade vizinha de Biała Podlaska para mais investigações. Fragmentos da jarra de barro quebrada e vários pedaços de tecido da época também foram encontrados no local.

Imagem principal: n_defender/Shutterstock

Via: Live Science

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.