Um detector de metais usado para procurar peças de trator descartadas em uma fazenda na Polônia acabou descobrindo algo mais valioso enterrado sob o solo: cerca de mil moedas de cobre cunhadas no século XVII.

  • O tesouro foi encontrado por Michał Łotys no final de fevereiro de 2023 perto da pequena vila de Zaniówka, no leste da Polônia.
  • Łotys estava usando um novo detector de metais para tentar encontrar peças sobressalentes para o trator de sua irmã.
  • Quando o instrumento começou a apitar em um dos campos da fazenda, ele removeu uma camada do solo superficial que revelou as moedas em um jarro de barro antigo e quebrado.

Como usar um detector de metais para procurar relíquias enterradas sem permissão é ilegal na Polônia, Łotys contatou arqueólogos na cidade vizinha de Lublin. Os especialistas então visitaram a fazenda logo e revelaram após investigações que o tesouro havia sido enterrado intencionalmente perto da superfície.

publicidade
Arqueólogos acreditam que o jarro de barro foi enterrado no leste da Polônia na segunda metade do século XVII
Arqueólogos acreditam que o jarro de barro foi enterrado no leste da Polônia na segunda metade do século XVII. Imagem: Paweł Ziemuk/WKZ Lublin/Reprodução

Leia mais:

Quanto valiam as moedas?

Caçadores de tesouros estimam que na época, as mil moedas seriam suficientes para comprar apenas dois pares de sapatos, ou talvez 20 galões de cerveja.

publicidade

O diretor da agência de conservação do patrimônio de Lublin, Dariusz Kopciowski, disse que o tesouro pesa cerca de 3 kg, no entanto, a oxidação de 400 anos corroeu, “colou” várias camadas de moedas e deixou todas “pintadas” de verde, como mostram as imagens.

A maioria delas foi criada entre 1663 e 1666 em casas da moeda em Varsóvia; Vilnius na Lituânia; e Brest — que agora faz parte da Bielo-Rússia, acrescentou Dariusz.

publicidade
As moedas são da época da Comunidade Polaco-Lituana. A maioria foi cunhada entre 1663 e 1666. Imagem: Paweł Ziemuk/WKZ Lublin/Reprodução

Segundo a página polonesa Zwiadowca Historii essas moedas são conhecidas como “boratynki” em homenagem a Tito Livio Burattini, o gerente da casa da moeda de Cracóvia na época. Foi o italiano que as introduziu na Comunidade polonesa-lituana porque eram muito mais baratas de fabricar que as de prata.

Apesar de populares, elas não eram muito valiosas e só podiam ser usadas ​​para transações cotidianas, embora valham mais agora como relíquias históricas.

publicidade

No fim, o tesouro será transferido para especialistas em um museu na cidade vizinha de Biała Podlaska para mais investigações. Fragmentos da jarra de barro quebrada e vários pedaços de tecido da época também foram encontrados no local.

Imagem principal: n_defender/Shutterstock

Via: Live Science

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!