A cerimônia do Oscar 2023 acontece neste domingo, 12 de março, quando os principais e mais cobiçados prêmios do cinema mundial serão entregues. Trata-se de uma premiação tradicional, que ocupa seu lugar no calendário de eventos globais há décadas. Mas como o Oscar surgiu?

O Oscar, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, teve sua primeira edição em 1929, com a entrega de prêmios acontecendo no dia 16 de maio, no Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles.

publicidade

Leia mais:

Nesta primeira edição, foram avaliados os filmes de 1927, quando a Academia foi fundada, até 1928. A ideia de criar a premiação partiu da criação da Academia em si, resultado dos esforços de líderes da indústria cinematográfica, principalmente Louis B. Mayer, presidente da prestigiada MGM.

publicidade

A necessidade da criação de uma Academia cinematográfica surgiu do processo de expansão do cinema americano, principalmente na década de 1920, para promover e reconhecer a excelência no cinema e defender os interesses da indústria. A cerimônia acontece originalmente e tradicionalmente em Los Angeles, onde fica Hollywood.

Foi destes esforços que nasceu a Academy of Motion Picture Arts and Science (Ampas), ou Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Fundada em 11 de maio de 1927, a Academia do Oscar teve o ator Douglas Fairbanks como seu primeiro presidente.

publicidade

Com a criação da Academia, surgiu a ideia de premiar os melhores filmes produzidos, anualmente. A ideia da premiação que se tornou o Oscar foi estabelecida na origem da Academia, apesar de a primeira cerimônia só ter acontecido em 1929.

O primeiro Oscar contou com a presença de 270 pessoas, com os premiados já sendo de conhecimento geral. Na época, foram 15 estatuetas entregues e o drama de guerra Asas foi eleito o melhor filme.

publicidade

A escolha dos vencedores do Oscar era feita por votação entre os membros da Academia, que na época contava com cerca de 250 membros, entre atores, diretores, produtores, roteiristas e técnicos.

Apesar de hoje ser chamado de “Oscar”, este só foi adotado em 1939, e a origem do apelido da premiação é bastante controversa, tendo várias origens possíveis. A estatueta da premiação que tem como nome oficial “Academy Award of Merit” retrata um cavaleiro que empunha uma espada sobre um rolo de filme. Ela foi concebida por Cedric Gibbons, da MGM, em 1927, e esculpida pelo artista plástico George Stanley.

O Oscar 2023, que será a 95ª edição da premiação, acontece neste domingo, 12 de março, Dolby Theatre, em Los Angeles. Confira a lista de indicados deste ano, bem como onde assistir à premiação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!