Na última sexta-feira (10), o Olhar Digital publicou uma reportagem sobre a “chuva de vermes” na China e as possibilidades do que poderia ter causado esse fenômeno. Imagens viralizaram na internet nos últimos dias após vídeos circularem pelo Twitter e TikTok com supostas larvas sobre carros e espalhadas pelas ruas.

Nos registros, é possível ver as pessoas passando com guarda-chuvas normalmente pelos locais afetados pelo que seria a chuva de vermes.

publicidade

Uma revista científica, a Mother Nature Network, também chegou a publicar sobre o ocorrido. No artigo, foi especulado que os vermes provavelmente tinham sido levados até o local através de ventos fortes. Segundo a revista, esses eventos acontecem quando os animais são apanhados por um tornado durante uma tempestade.

No entanto, muitos jornais chineses publicaram nas últimas horas uma explicação do que realmente se trata a “chuva de vermes”. E, para começar, não são nem vermes!

publicidade

Leia mais:

As primeiras hipóteses

Existiam três principais hipóteses levantadas nas redes sociais sobre o que poderia ser a chuva de vermes em Pequim, na China.

publicidade
  • Uma delas é a de que a Lua cheia fez com que a neve de inverno derretesse, possibilitando que os animais, como vermes e minhocas, saíssem da Terra, evento normal no Hemisfério Norte do Planeta;
  • Outra possibilidade era de que, na verdade, os insetos teriam sido carregados por tornados, assim como apontado pela Mother Nature Network;
  • Outra hipótese era de que se tratavam de flores de choupo, muito comuns na China e que, quando cobertas de pólen, se parecem com lagartas.

A verdade (segundo a imprensa chinesa)

Agora, o jornal chinês Guancha publicou que tudo não passou de um mal-entendido: na verdade, a “chuva de vermes” não passou de uma “chuva de flores”. De acordo com a matéria, o barulho sobre um “desastre ambiental” abordado pela mídia e pela internet “não passou de flores de choupo, que são muito comuns na China.”

Além disso, a conta oficial do TikTok da província de Zhejiang, a “Dongyang Daily”, também divulgou um vídeo sobre a “chuva de vermes” com a legenda: “As flores [de choupo] estão espalhadas por todo o teto do carro. À distância, parecem insetos que fazem o couro cabeludo formigar.”

publicidade
Segundo o jornal chinês Guancha, a “chuva de verme”, na verdade, é uma chuva de flores de choupo (Credito: @Vxujianing / Twitter)

As flores de choupo são inflorescências masculinas Populus tomentosa, Populus canada e outras plantas do gênero que se parecem muito com lagartas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!