Uma nova descoberta coloca em dúvida os registros históricos sobre a evolução dos insetos. Fósseis que parecem ser de formigas carnívoras gigantes foram encontrados em Wyoming, nos EUA. Estudos apontam que elas viveram há mais de 47 milhões de anos e tinham o tamanho de beija-flores.

Assim como as formigas de hoje, acredita-se que as antigas espécies eram ectotérmicas (que precisam de calor externo para manter sua temperatura corporal). Sabendo disso, pesquisadores querem entender como as formigas gigantes atravessaram a ponte de terra fria de Bering (que ligava a Rússia ao Alasca) para ir da Europa até Wyoming.

Uma pesquisa de 2011 apontou que nessa ponte de terra temperada há um tipo de “portão” climatizado. Durante alguns períodos de aquecimento global, esse portão possivelmente permitiu que organismos de sangue frio (como formigas) passassem entre os continentes.

• Essas não são as maiores formigas que já passaram pela Terra: o maior fóssil de uma formiga-rainha já registrado tem 5 centímetros de comprimento e asas de 16 centímetros. Foi encontrado na Alemanha. Acredita-se que elas caçaram lagartos, mamíferos e até pássaros.
  • Além das rainhas gigantes encontradas em Wyoming e na Alemanha, outro fóssil imenso foi encontrado na Colúmbia Britânica, Canadá.
  • Os três fósseis encontrados nos três países distintos pertencem ao mesmo grupo. Elas são chamadas de Titanomyrma
Fóssil desenterrado na Alemanha da maior formiga-rainha já encontrada / Imagem: Wikimedia Commons

O maior fóssil encontrado sugere que as formigas antigas eram mais tolerantes ao frio e poderiam ter atravessado a ponte de terra a qualquer momento, mas a única forma de diferenciar com clareza seria encontrando mais registros.

Com informações de Science Alert.