O Google anunciou nesta terça-feira (14) novos recursos de IA generativa que serão integrados em vários aplicativos da empresa, incluindo Google Docs, Gmail, no Planilhas (“Sheets”) e Apresentações (“Slides”).

Os recursos incluem novas maneiras de gerar, resumir e até “debater” um texto criado com IA no Google Docs, um formato semelhante e já conhecido no ChatGPT da OpenAI. Também será possível gerar e-mails no Gmail e produzir imagens, áudio e vídeo por IA para ilustrar apresentações.

publicidade
  • A ferramenta de escrita por IA no Docs e Gmail será disponibilizado primeiro para um grupo de “testadores confiáveis” ainda este mês nos EUA, diz a empresa. Mesmo formato adotado com o Bard, o chatbot rival do ChatGPT.
  • De todos os novos recursos, as ferramentas de redação no Docs e Gmail forma as mais destacadas.
  • Uma animação mostrou um novo botão chamado “Ajude-me a escrever”. Quando acionado, o usuário insere uma solicitação e a IA conclui tudo em questão de segundos, permitindo editar ou refinar o texto manualmente.
  • Em outra demonstração, o Google mostra a IA sendo usada para escrever um e-mail personalizado, transformando tópicos curtos em uma mensagem completa.
  • O empresa diz que os recursos serão disponibilizados para todos no fim de 2023, mas ainda não especificou uma data exata.

Basta digitar um tópico sobre o qual você gostaria de escrever e um rascunho será gerado instantaneamente para você. Com seu parceiro de IA colaborativa, você pode continuar refinando e editando e obtendo mais sugestões conforme o necessário

Comunicado do Google enviado à imprensa

Leia mais:

O anúncio reforça que o Google não quer ficar para trás na corrida no setor de inteligência artificial. Desde a chegada do ChatGPT no ano passado e após o lançamento do novo Bing da Microsoft em fevereiro, a gigante das buscas tem se esforçado para lançar recursos parecidos. 

publicidade

Rumores sugerem que a Microsoft também está criando recursos semelhantes que serão integrados em seu pacote de aplicativos do Office, incluindo Word, Teams e Outlook. A Microsoft agendou um evento onde detalhará seus planos para “o futuro do trabalho com IA” para esta quinta-feira, 16 de março.

Com informações do The Verge

publicidade

Imagem principal: VDB Photos/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!