O superfoguete Starship, da SpaceX, está prestes a fazer seu primeiro voo orbital. E, de acordo com Elon Musk, cofundador e CEO da empresa, o sucesso do lançamento será um jogo de cara ou coroa. 

Em entrevista concedida este mês em uma conferência da Morgan Stanley, empresa global de serviços financeiros sediada em Nova York, o multibilionário informou que a estreia da espaçonave será em abril, a partir da Starbase, espaçoporto da SpaceX localizado no sul do Texas. Na ocasião, Musk disse que as chances de êxito no primeiro voo orbital são de 50%.

publicidade

Não estou dizendo que vai entrar em órbita, mas garanto emoção. Então, não vai ser chato!

Elon Musk

A Starship é um megacomplexo veicular formado pelo propulsor Super Heavy e a cápsula Starship, que dá nome ao foguete, desenvolvido para transportar cargas úteis para a órbita da Terra, além de, futuramente, tripulações para a Lua e Marte, entre outros voos espaciais. O veículo promete ter 2,5 vezes mais impulso que o Saturno V, da NASA, que atualmente ocupa o posto de maior e mais poderoso foguete já desenvolvido.

Leia mais:

publicidade

Construída com aço inoxidável, a Starship foi projetada para ser rapidamente reutilizável. Segundo Elon Musk, essas características são essenciais para permitirem a colonização de Marte.

Na Starbase, vários protótipos Starship estão em construção. A SpaceX planeja lançá-los sucessivamente nos próximos meses.

publicidade

Então, acho que temos, com sorte, cerca de 80% de chance de atingir a órbita este ano. Provavelmente, levará mais alguns anos para alcançar a reutilização completa e rápida.

Elon Musk

Apesar de parecer pessimista, a linha de raciocínio do bilionário faz sentido. Diversos foguetes falharam em seu primeiro voo, como o H3, do Japão, e o RS1, da ABL Space System.

Essa não é a primeira vez que Musk fala algo do tipo. Em julho de 2017, com o primeiro lançamento do foguete Falcon Heavy, ele não demonstrou acreditar no sucesso da missão, mas, no fim, deu tudo certo: o veículo conseguiu implantar com maestria um Tesla Roadster vermelho, e seu manequim motorista vestido de traje espacial “Starman”, em órbita ao redor do Sol em fevereiro de 2018.

publicidade

No entanto, enquanto o Falcon Heavy é uma variação do já conhecido Falcon 9, Starship é um foguete totalmente novo — o que torna tudo ainda mais imprevisível. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!