Todo software ou programa online já foi escrito anteriormente em um editor de código-fonte: uma plataforma que admite a digitação de letras, números, e caracteres especiais para desenvolver uma linha de código que, posteriormente, deve se transformar em um site, por exemplo. O Replit funciona desta forma: permite que programadores utilizem um espaço determinado para inserir códigos, salvar estes arquivos e usá-los futuramente para desenvolver softwares. Confira mais informações a seguir.

Leia mais:

publicidade

O que é o Replit

Plataforma auxilia programadores a desenvolverem softwares em diversas linguagens de programação e pode ser acessado gratuitamente
Reprodução: BEST-BACKGROUNDS/Shutterstock

O Replit é um editor de código-fonte, disponível para acesso online via PC ou mesmo em lojas de aplicativos para download em dispositivos móveis, como smartphones. O Replit funciona como se fosse um Word, mas invés de você escrever um trabalho da escola, deve inserir linhas de código que serão transformadas em programas.

Para dar vida a um site ou software, antes é necessário descobrir qual linguagem de programação é mais indicada para tal. Isso pode variar de acordo com a empresa para qual você trabalha, de acordo com a sua experiência profissional, e até mediante o que cada uma destas linguagens têm a oferecer. No Replit, o usuário pode escrever códigos em diversas linguagens de programação, como Python, JavaScript, C+++, C#, HTML, e muito mais.

publicidade

Planos de uso e vantagens

Embora seja possível utilizar a plataforma pelo PC ou dispositivos móveis, é obrigatório realizar o cadastrado na plataforma para ter acesso ao editor e utilizar as linguagens de programação. O plano gratuito disponibiliza armazenamento de arquivos para até 0,5 GB. Enquanto as assinaturas pagas oscilam entre US$ 7 e US$ 20 dólares mensais e proporcionam espaço de armazenamento de, respectivamente, 5 GB e 10 GB.

Uma das vantagens do Replit é a parceria com instituições de ensino: os alunos destas escolas podem se inscrever gratuitamente e usufruir de recursos que o plano gratuito não oferece, como armazenamento de 10 GB. Dentre as universidades parceiras, constam Berkeley, MIT, e Harvard.

publicidade

Com informações: Replit.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!