O novo modelo de linguagem de IA do ChatGPT, o GPT-4, foi lançado nesta terça-feira (15), como falamos aqui no Olhar Digital. Segundo a OpenAI, a ferramenta ficou “mais criativa e colaborativa do que nunca”, com a capacidade de “resolver problemas difíceis com mais precisão”. Atualmente, o GPT-4 já está disponível no ChatGPT Plus e no mecanismo de busca da Microsoft, o Bing.

Leia mais:

Algumas novidades importantes foram apresentadas em um teste com a atualização do ChatGPT. A live completa está disponível aqui. O chatbot foi capaz de:

  • Criar um site.
  • Resumir artigos com precisão.
  • Fazer rimas.
  • Entender imagens.
  • Compreender piadas.

ChatGPT criando um site

Uma das façanhas mais incríveis do GPT-4 foi demonstrada por ninguém menos que Greg Brockman, presidente e co-fundador da OpenAI.

publicidade

Em um dos exemplos mostrados na live especial de apresentação da novidade, Brockman tirou foto de um rascunho feito à mão em um caderninho, contendo a ideia de um site de piadas.

Ao enviar a foto para uma conversa com o GPT-4 no Discord, ele pediu para o chatbot escrever a codificação de um site colorido a partir da imagem, funcionando com duas charadas reais.

Em seguida, surgiu a resposta do GPT-4, com a codificação funcional em HTML e JavaScript. Ela foi testada em uma interface por Brockman — e não deu outra. Tudo funcionou direitinho.

O co-fundador da OpenAI explicou que essa é uma espécie de conversa com uma rede neural treinada para dar respostas cada vez mais flexíveis — e que esse tipo de capacidade vista no exemplo ainda é só o começo, com muito ainda a ser descoberto pelos próprios desenvolvedores do ChatGPT.

Na primeira imagem, vemos o presidente da empresa mostrando o desenho ao chatbot. Na segunda, vemos o site desenvolvido com os códigos passados pela IA.

OpenAI/Divulgação
OpenAI/Divulgação

Desafio linguístico

Greg Brockman pediu para o ChatGPT resumir um artigo inteiro em uma frase em que todas as palavras só podiam começar com uma letra específica. O primeiro exemplo foi com a letra G. Inicialmente, ele pediu à versão GPT-3.5, mas a ferramente foi incapaz de concluir. Enquanto isso, o GPT-4 tirou de letra!

OpenAI/Reprodução

ChatGPT fazendo rimas

O presidente e co-fundador da OpenAI pediu que o ChatGPT transformasse um texto sobre a própria ferramenta em um poema com rimas. E não é que a IA conseguiu?

OpenAI/Reprodução

Descrevendo imagens

Além de ser moltimodal e trabalhar com imagens, o GPT-4 pode interpretar fotos. E até humor. A IA descreveu duas imagens e destacou que uma delas, em específico, era mais “engraçada”, porque tinha um esquilo segurando uma câmera fotográfica com as mãos — algo nem um pouco normal para um esquilo.

OpenAI/Divulgação

Conhecimento tributário

O presidente da OpenAI encerrou a apresentação mostrando o GPT-4 atuando como um “consultor fiscal”. Então, pediu para o chatbot examinar um código tributário de 16 páginas para responder corretamente a dúvidas relacionadas a impostos. Detalhe: Brockman disse que teve dificuldades ao tentar encontrar sozinho uma resposta para as dúvidas — mas que tudo ficou bem mais simples de entender depois que teve ajuda do GPT-4.

OpenAI/Divulgação

Imagem destacada: Tada Images/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!