O ID.2all, anunciado esta semana pela Volkswagen, pode ser o primeiro Golf movido a bateria e chega com a proposta de ser um dos carros elétricos mais baratos da marca alemã. Além disso, o EV deve sair de fábrica equipado com algumas referências ao passado da empresa.

É o que explica, Andreas Mindt, o designer responsável pelo desenho do ID.2all: “Estamos transferindo o DNA de nossos ícones para o futuro. O ID.2all é, portanto, também uma homenagem ao Fusca, ao Golf e ao Polo”.

publicidade

Leia mais:

Painel virtual de Fusca

  • O software que roda na central multimídia do carro permite “simular” o visual de quadros de instrumentos antigos usados pela VW nas décadas de 1970 e 1980.
  • No modo Fusca (ou clássico), a tela atrás do volante fica com o fundo em preto. Um velocímetro grande de ponteiro surge no painel junfo com um indicador de marchas posicionado à esquerda.
  • As grades “fake” nas extremidades remetem ao alto-falante do fusca, que ficava “camuflado” dentro do quadro clássico.
Imagem: Divulgação/Volkswagen

No modo clássico, a tela principal do ID2.all também muda e vira uma espécie de rádio antigo parecido com o original que vinha no Fusca.

publicidade
Imagem: Divulgação/Volkswagen

Na central multimídia do veículo, o motorista poderá escolher entre três modos diferentes: o mais moderno (ID Era), o do Fusca (Classic) e também o do Golf (Golf Era).

Imagem: Divulgação/Volkswagen

Com o modo Golf acionado, o painel remete ao hatch clássico dos anos 1980, com dois mostradores principais grandes e quadrados, o velocímetro e o indicador de nível de combustível — que desempenha o papel de mostrar o nível da carga das baterias ao condutor.

publicidade
No centro do painel virtual vintage do Golf, há um relógio digital discreto. Imagem: Divulgação/Volkswagen

Outra surpresa é a tela no console, que dessa vez vir uma toca-fitas antigo e uma espécie de quadro de avisos.

Imagem: Divulgação/Volkswagen

No fim, mesmo sendo um recurso simples, é interessante ver uma homenagem da VW aos seus clássicos. Resta saber se no lançamento também será permitido a customização com outros estilos, como o do Gol e da Kombi, por exemplo, dois modelos icônicos que marcaram gerações no Brasil.

publicidade

O que foi divulgado sobre o ID.2all

  • O modelo será consideravelmente mais barato que o ID.3, vendido por quase 40 mil euros na Alemanha.
  • O ID.2all é baseado em uma plataforma atualizada da VW chamada “MEB Entry”, que promete entregar mais desempenho para EVs compactos. 
  • Com tração dianteira, o veículo terá um motor elétrico de 223 cavalos e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos.
  • A autonomia estimada pela fabricante é de 450 km.
  • É esperado que o carro demore apenas 20 minutos para carregar de 10% a 80%.

A produção do modelo está marcada para começar em 2025 no Velho Continente. Por enquanto, ainda não há indícios de lançamento fora da Europa.

Imagem principal: Divulgação/Volkswagen

Com informações da Quatro Rodas

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!