A Volkswagen revelou tudo sobre a aguardada ID Buzz em julho do ano passado. A novidade apelidade de Kombi elétrica foi uma grata surpresa para o mercado de peruas, especialmente na Europa, e representa uma versão totalmente repaginada de um verdadeiro clássico da indústria automotiva.

Por padrão, o modelo deixa a nostalgia apenas no apelido, já que exterior ficou mais moderno e o interior lembra mais o de um SUV de luxo, com quadro de instrumentos digital de 5,3”, central multimídia com tela de 10”, três portas de carregamento USB-C. Até a compatibilidade com controle por comando de voz não ficou de fora.

publicidade

Leia mais:

O ID Buzz é a versão elétrica da Kombi criada pela Volkswagen.
Interior do ID Buzz. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Quando a nova Kombi chega no Brasil?

Por enquanto, ainda não há uma data exata para o início das vendas. O que se sabe é que a Volkswagen planeja trazer o ID Buzz para o Brasil em 2025 ao lado de outro modelo elétrico da família ID. A empresa alemã continua fabricando lotes limitados do modelo em Hanover, na Alemanha. Até o momento, apenas 10 mil foram entregues em solo europeu.

publicidade

Outra questão é o preço que será praticado por aqui. A perua elétrica sai a partir de 65 mil euros no Velho Continente — pouco mais de R$ 365 mil na cotação atual sem taxas e impostos. No Reino Unido, são três variações disponíveis: a Life, Style e 1st Edition (mais cara, com rodas maiores e tela de entretenimento de 12”).

No fim, tudo indica que a novidade chegará por aqui com um preço bem salgado, podendo até ser o carro mais caro da Volkswagen vendido no mercado nacional.

publicidade

Mais detalhes sobre o ID Buzz

  • O ID Buzz possui 4.712 mm de comprimento, 1.980 mm de largura e 1.938 mm de altura e também vem equipado com faróis de LED e para-brisa aquecido.
  • Além do modelo tradicional de cinco lugares, a Volkswagen planeja introduzir uma variante com sete lugares este ano.
  • As primeiras unidades serão vendidas com um único motor elétrico de 201 cavalos montado no eixo traseiro, e três modos de direção: Eco, Comfort e Sport. 
  • Por padrão, o veículo virá com bateria de 77 kWh de capacidade.  Segundo a Volkswagen, o alcance estimado por carga é de cerca de 400 km.
  • Sua capacidade de bagagem é bastante generosa, são 1121 litros por padrão, ou 2205 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O ID Buzz é a versão elétrica da Kombi criada pela Volkswagen.
Imagem: Volkswagen/Divulgação

O veículo pode ser carregado usando eletricidade doméstica (até 22 kW em um sistema AC e até 170 kW em um sistema DC) e também suporta carregamento bidirecional, ou seja, o proprietário consegue usar o carro para alimentar outros eletrônicos. 

Ao longo de 2023 é esperado que novas variantes mais potentes e até com tração nas quatro rodas também sejam apresentadas pela VW. Uma delas é a GTX, segundo rumores um modelo da Kombi elétrica com motor duplo e 295 cavalos

publicidade

A Kombi elétrica também é compatível com atualização remota de software “pelo ar” (OTA), permitindo a marca atualizar e aprimorar funções do veículo sem que o dono precise levar  o carro até uma autorizada, e também conta com o sistema de assistência Travel Assist da VW.

Imagem principal: Volkswagen/Divulgação

Com informações do Autocar

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!