Um surto de uma chuva de meteoros está previsto para a noite desta segunda-feira (20) e início da madrugada de terça (21). De acordo com a Organização Internacional de Meteorologia (IMO), a chuva seria provocada por detritos de um cometa cujo núcleo teria cerca de um quilômetro de diâmetro.

Do ponto de vista de um observador baseado na cidade de São Paulo, esta será a posição da estrela Canopus, radiante da chuva de meteoros que pode cair esta noite, entre 21h e 1h da manhã (pelo horário de Brasília). Créditos: Stellarium

Se os cálculos estiverem corretos, os meteoros devem aparecer entre 21h e 1h da manhã (pelo horário de Brasília), com radiante próximo da brilhante estrela Canopus.

Vamos entender:

• P/2016 BA14 (Pan-STARRS) é um dos 120 Cometas Próximos da Terra (NEC) identificados entre os cerca de 31,6 mil NEOs (sigla em inglês para objetos próximos da Terra) conhecidos e catalogados pela NASA;
  • Primeiro, ele foi tratado como um asteroide;
  • Posteriormente, o astrônomo russo Denis Denisenko notou semelhanças entre a órbita desse cometa e a do cometa 252P/LINEAR, descoberto em 2000, sugerindo que P/2016 BA14 pode ter feito parte deste corpo maior e se desprendido dele em algum momento;
  • Em março de 2016, os dois objetos se aproximaram muito da Terra, permitindo estudos de radar próximos;
  • Enquanto P/2016 BA14 chegou a 3,4 milhões de km – sendo uma das distâncias mais próximas já registradas de um cometa – seu pai chegou a 5,3 milhões de km daqui;
  • A partir dessas aproximações, modelos computacionais preveem que, exatamente nesta noite, a Terra poderia atravessar uma nuvem de meteoroides que teria sido liberada do núcleo do cometa-filho, que teria cerca de 1 km de diâmetro;
  • Caso o evento se confirme, um dos melhores lugares no mundo para vê-lo será no Brasil.

De acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital, locais mais ao sul do planeta, como a Argentina e o Chile, serão favorecidos para ver essa chuva de meteoros, além do Brasil.

“Tomando como base a cidade de São Paulo, às 21h (horário de Brasília), quando os meteoros devem começar a surgir, a estrela Canopus estará a 50° do horizonte, na direção Sul. Isso deve favorecer bastante a observação porque quanto mais alto está o radiante, maior a incidência dos meteoros”, explica Zurita.

Quando a atividade desse surto estiver terminando, por volta da 1h da madrugada, o radiante já estará mais baixo, cerca de 15° na direção sudoeste, mas ainda assim, segundo o astrônomo, será possível ver alguns meteoros.

“Mas vale lembrar que esse surto é uma previsão matemática baseada em modelos que tentam reproduzir a evolução das nuvens de detritos do cometa ao longo dos anos”, alerta Zurita. “Por isso, não há como prever com exatidão qual será a intensidade desse surto e nem mesmo se ele vai se confirmar”.

Agora, é torcer para que as estimativas estejam corretas e aproveitar o espetáculo!