Gravar a tela do Windows pode ser uma alternativa interessante para usuários que costumam desenvolver tutoriais, gameplays, ou mesmo para produtores de conteúdo para as redes sociais. Esta possibilidade é disponibilizada nativamente pelo sistema, mas também pode ser desenvolvida por meio de alguns aplicativos existentes no mercado. A seguir, confira algumas formas de gravar a tela do seu PC com Windows 10 ou 11.

Leia mais:

Gravar a tela do PC com gravação nativa

Como gravar a tela do PC com Windows 10 ou 11
Reprodução: Wagner Edwards/ Olhar Digital

Os sistemas do Windows 10 e 11 possibilitam um programa nativo que proporcionam a funcionalidade de tirar prints e gravar a tela e áudio do PC. Para acionar o recurso, basta clicar simultaneamente nos botões “Windows + G” e utilizar o painel que irá aparecer em seguida.

A iniciativa foi pensada para auxiliar os gamers com seu gameplay, mas também pode ser útil para vários outros públicos que precisam gravar as interações no computador. Uma vez que as gravações forem finalizadas, será possível acessá-las ao clicar na pasta de Vídeos da Biblioteca do Windows. O lado negativo é que não é possível acessar a webcam.

Gravar a tela do PC com Movavi Screen Recorder

O Movavi Screen Recorder oferece muitas funcionalidades, e suas principais características são: 

  • Gravar imagem da webcam: Além de gravar a tela, também é possível realizar gravação da webcam do computador ou notebook. O que facilita muito na hora de gravar gameplays ou tutoriais, por exemplo. 
  • Gravação de áudio: É possível também gravar tanto o áudio do sistema, quanto da webcam ou do microfone. 
  • Agendamento de gravação: É possível agendar a gravação. Se você não estiver disponível em uma hora específica, ou quer se preocupar menos com o horário de início, é só estipular uma data e hora para o início da gravação. 
  • Desenhar na tela: É possível também desenhar na tela da gravação, o que permite realizar anotações interessantes ou importantes em vídeos de tutoriais. 
  • Visualização do teclado: Dá também para configurar o mouse e teclado para serem exibidos durante a gravação, para ter um maior envolvimento com quem vai assistir o vídeo. 
  • Redução dos ruídos: O aplicativo também traz um recurso avançado de redução de ruídos que pode ajudar na hora de gravar os áudios. Ou seja, ruídos ou sons de fora podem ser minimizados para a gravação. 

O recurso da gravação de tela está disponível tanto na versão gratuita quanto na paga. 

Gravar a tela do PC com QuickTime

O QuickTime é um aplicativo gratuito, originalmente desenvolvido para os sistemas iOS. Apesar disso, a Apple disponibilizou uma versão para download no Windows. O programa permite gravar uma janela específica ou mesmo a tela inteira, além de oferecer um editor simples que permite recortar qualquer parte das filmagens realizadas.

Por ser um app com execução facilitada e poucos recursos disponíveis, não é indicado para gameplay, mas pode atender a demanda de usuários não exigentes. Além disso, também possibilita o acesso à webcam, diferente da alternativa citada anteriormente.

Gravar a tela do PC com OBS Studio

Como gravar a tela do PC com Windows 10 ou 11
Divulgação: OBS Studio

O programa é extremamente versátil e funciona não apenas com Windows, mas com os sistemas operacionais macOS e Linux também. O software é gratuito e promete capturar a tela e o áudio do seu PC com eficiência, além de oferecer uma tela flutuante com os controles para administrar a gravação e ainda salvar o arquivo em MP4 automaticamente.

O recurso é recomendado, ainda, para quem planeja gravar conteúdo para a web, pois é possível habilitá-lo para transmissões ao vivo. Por fim, o usuário ainda consegue acessar um painel bastante interessante para editar o vídeo, com possibilidades de cortar, apagar e até adicionar efeitos e transições às filmagens.

Gravar a tela do PC com Ezvid

É outro exemplo de programa com interface simplificada. O lado positivo é que disponibiliza um editor de vídeo que auxilia na administração do vídeo e áudio capturados, além de oferecer um modo específico para gameplay. Contudo, não é possível salvar as gravações em arquivo; desta forma, o usuário só tem a opção de realizar o upload diretamente no YouTube.

Gravar a tela do PC com Gravador de Tela Pro

Como gravar a tela do PC com Windows 10 ou 11
Divulgação: Apowersoft

É um programa compatível com outros sistemas além do Windows, mas requer uma taxa para adesão. Desenvolvido pela Apowersoft, o recurso disponibiliza uma ferramenta para o usuário selecionar a área de filmagem, sendo apenas parte de uma janela, a janela inteira, ao redor do mouse, e mais. Além disso, também captura o áudio e os diferentes locais de sua emissão, como som ambiente, do microfone, os dois, ou nenhum para deixar o vídeo mutado.

O programa proporciona outras ferramentas, destinadas para a criação de formas geométricas ou até para desenhar com um lápis, sublinhar palavras com cores, etc. Pode ser uma opção para professores, visto que muitos precisam destacar áreas específicas ou palavras durante uma aula.

Gravar a tela do PC com CamStudio

Promete operação completamente gratuita e de compatibilidade exclusiva com o Windows. Dentre os recursos disponíveis, além da gravação da tela, destacam-se a possibilidade de inserir anotações de texto e até marca d’água nos vídeos. O software pode ser sincronizado com o Xnote Stopwatch, o que adiciona às ferramentas a possibilidade de inserir o tempo de gravação nas filmagens.

Após a conclusão da gravação, o usuário pode realizar algumas alterações pelo programa, como administrar a qualidade do vídeo, selecionar fontes de áudio, e salvar em diferentes formatos de arquivo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!