As fotos tiradas por iPhone são diferenciadas. Parte desse charme vem do “Modo Retrato”, recurso da Apple que embaça o fundo destaca quem (ou o que) está no primeiro plano. Mas, nem todos os modelos contam com essa função. A boa notícia é que existem vários aplicativos para desfocar o fundo das fotos.

Quando você pesquisa “desfocar fundo” na App Store, os primeiros aplicativos que aparecem exigem algum tipo de assinatura para você usá-los. No entanto, o Olhar Digital fez um garimpo no catálogo e trará, nesta lista, 5 apps que fazem o mesmo serviço gratuitamente.

Leia mais:

Blur

Montagem com prints do aplicativo Blur
A versão gratuita do Blur deixa você desfocar o fundo de maneira discreta (Imagem: Olhar Digital)

Este aplicativo permite que você desfoque o fundo das fotos. Mas se você não quiser pagar para ter acesso a todos os recursos do app, ele só deixa você dar um desfoque discreto.

publicidade

Para fazer isso, você precisa escolher (ou tirar) a foto, selecionar a ferramenta “Blur”, na barra inferior, e tocar no primeiro estilo. Depois, “pinte”, usando seu dedo, toda a área que quiser desfocar.

Para aumentar a precisão da cobertura dessa área, você pode aumentar o zoom. Para salvar a foto, toque em “Share” e, depois, no botão laranja no cantor inferior esquerdo.

O Blur é, a princípio, gratuito e está disponível na App Store.

Blur Image

Montagem com prints do aplicativo Blur Image
A proposta do Blur Image é borrar rostos, mas você consegue desfocar o fundo também (Imagem: Olhar Digital)

A proposta deste aplicativo é servir como uma ferramenta para borrar ou “pixelar” partes de uma foto (um rosto, por exemplo). Mas também dá para usá-lo para dar esse efeito de desfoque ao fundo.

A interface do app é bem simples. Escolha (ou tire) a foto que você quer desfocar o fundo. Depois, selecione a ferramenta que borra e pinte, usando seu dedo, a área do fundo. Por fim, deslize a barra de cima para ajustar a intensidade do desfoque (dica: valores menores deixam o efeito mais crível). Para concluir, toque no ícone verde com símbolo de check.

Apesar de ser simples, o aplicativo exige que você tenha paciência. Embora dê para dar bastante zoom na foto – o que aumenta a precisão da ferramenta -, é preciso ir “pintando” e corrigindo, com a borracha, para a seleção ficar satisfatória. Mesmo assim, o resultado não fica, digamos, 100%.

O Blur Image é gratuito e está disponível na App Store.

Blur Photo Editor

Montagem com prints do aplicativo Blur Photo Editor
O Blur Photo Editor traz interface simples e filtros criativos para o desfoque (Imagem: Olhar Digital)

Outro aplicativo que traz interface simples e filtros criativos para o desfoque. Dá para começar a editar a partir de uma foto da sua galeria ou tirar direto do app.

Para desfocar o fundo, o aplicativo oferece dois caminhos. O primeiro é tocar em “Blur” e “pintar” a área que você quer que fique desfocada. O outro é escolher “Reverse”, depois “Erase” (que aparece quando você toca em “Blur”) e “apagar” a área que você quer que fique nítida.

Para aumentar a precisão de ambas as ferramentas, toque em “Brush Size” e deslize a barra vermelha para aumentar ou diminuir o raio do pincel. Usar zoom também ajuda.

Por fim, toque no botão “Effects” (o ícone de gota com brilhos) para escolher um filtro diferentão para o seu desfoque do fundo. Para finalizar o processo, toque no botão “Save”, no canto superior direito.

O Blur Photo Editor é gratuito e está disponível na App Store.

Blurit

Montagem com prints do aplicativo Blurit
O Blurit é o app desta lista com a melhor interface e que oferece mais recursos (Imagem: Olhar Digital)

No quesito “como desfocar fundo da foto”, o Blurit oferece é o app desta lista que tem a melhor interface e oferece a maior quantidade de recursos para isso. Para começar a editar, você pode escolher uma foto da galeria ou tirar usando o app.

O primeiro passo é escolher o formato da imagem (quadrado, na proporção 3×4, 16×9 etc). Depois, você já pode começar a “pintar” a área que quer desfocar.

Tocando em “Edit Brush”, sobe um painel em que você consegue ajustar características do pincel, como tamanho, formato e intensidade do blur. Dá até para tingir a área enquanto você pinta, para você se localizar melhor durante o processo. Depois que estiver satisfeito, toque no botão “Done”.

Na próxima tela, você pode aplicar efeitos no desfoque (o app oferece várias opções e uma barra para ajustar a intensidade do efeito) e/ou inverter a seleção, que também inverte tanto o blur quanto o efeito aplicado sobre ele – por incrível que pareça, isso pode gerar resultados interessantes. Depois, o aplicativo ainda deixa você aplicar filtros à foto.

A única desvantagem do app é que, por ser gratuito, praticamente todas as suas telas trazem anúncios. E, antes de você começar a editar uma foto, tem que aturar um anúncio em vídeo.

O Blurit é gratuito e está disponível na App Store.

Desfocar Fotos

Montagem com prints do aplicativo Desfocar Fotos
O Desfocar Fotos traz uma interface simpática e recursos diferentões para desfocar fotos (Imagem: Olhar Digital)

Neste aplicativo de interface simpática, você consegue desfocar o fundo das fotos de maneira “normal” ou criativa. É que, além do desfoque, o app oferece filtros para ele, o que traz outro tipo de estética para as imagens.

Para começar, você pode tirar uma foto direto do aplicativo ou escolher uma foto da sua galeria – caso apareça uma mensagem dizendo que sua foto está armazenada no iCloud, abra-a no app Fotos e, ainda com ela aberta, volte para o Desfocar Fotos.

As ferramentas que servem para desfocar o fundo são “Retrato” e “Profundidade”. Na primeira, você “pinta” o que quiser que fique focado e, depois, escolhe o filtro para o desfoque. Na segunda, você escolhe o raio e a posição da área focada; e a intensidade do desfoque.

Os resultados não ficam muito com cara de “modo retrato”, mas o app oferece ferramentas para você explorar sua criatividade no desfoque.

O Desfocar Fotos é gratuito e está disponível na App Store.

Imagem: Pedro Spadoni / Olhar Digital

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!