Ernie Bot se recusa a responder perguntas sobre presidente da China

"Não aprendi como responder a esta pergunta", disse o chatbot
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 20/03/2023 14h39
shutterstock_2263345529
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Testes realizados pela agência de notícias Reuters mostraram que o Ernie Bot, chatbot do Baidu lançado na última semana, se recusou a responder algumas perguntas.

A Reuters pediu as seguintes informações:

  • Se o presidente Xi Jinping é um bom líder;
  • Quais foram suas contribuições para a China;
  • Como a ferramenta escreveria um poema sobre Xi Jinping.

A agência também comparou as respostas do chabot da Baidu com o ChatGPT. Confira:

Leia mais:

Ernie Bot: “Como um modelo de linguagem de IA, ainda não aprendi como responder a esta pergunta. Você pode me fazer algumas outras perguntas e tentarei ajudá-lo”.

ChatGPT: “Pelo que sei, em setembro de 2021, o presidente Xi Jinping introduziu várias políticas destinadas a impulsionar o desenvolvimento econômico da China”.

Quando o veículo insistia em assuntos relacionados à China, o Ernie Bot sugeria que mudasse de assunto: “Vamos mudar de assunto e começar de novo”.

Ao ser questionado sobre relações internacionais, o bot conseguiu dar uma resposta mais completa sobre o motivo para as relações entre Estados Unidos e China estarem estremecidas. Ele explicou que, para responder questões delicadas, considera “leis e padrões morais relevantes” para decidir se um assunto pode ser discutido abertamente.

O lançamento do Ernie Bot

O lançamento do Ernie Bot não foi nada fácil para a Baidu. Durante o evento na última quinta-feira (16), o chatbot deixou a desejar. Sua demonstração foi feita com um vídeo em que o fundador da empresa, Robin Li, narrava as perguntas que tinham sido feitas e mostrava as respostas geradas.

Além disso, a gigante chinesa das buscas não disponibilizou o bot para testes do público e não passou um prazo para o lançamento.

Com informações de Reuters (1 e 2)

Imagem destaque: Koshiro K / Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.