TikTok atinge marca de 150 milhões de usuários ativos nos EUA 

Divulgação de números ocorre a poucos dias do depoimento do CEO do app contra a proibição da rede social no país 
Por Tamires Ferreira, editado por Carolina Martins 21/03/2023 07h40, atualizada em 21/03/2023 21h37
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok divulgou na segunda-feira (20) que a rede social de vídeos curtos alcançou a marca de 150 milhões de usuários ativos mensais nos Estados Unidos, um crescimento relevante em relação aos 100 milhões já registrados em 2020. O relatório chega a poucos dias do depoimento de Shou Zi Chew, CEO do TikTok, no Comitê de Comércio e Energia da Câmara, quando o diretor tentará apaziguar os esforços de senadores para banir o aplicativo do país. 

O que está acontecendo? 

  • O TikTok enfrenta uma pressão crescente nos EUA e UE por autoridades acreditarem que o processo de coleta de dados da plataforma pode trazer riscos à segurança nacional, além de entregar informações privilegiadas ao governo chinês;  
  • Diversos países, como Reino Unido, Bélgica, EUA e Nova Zelândia, já determinaram a exclusão do app de dispositivos ligados ao governo; 
  • Indo mais além, senadores dos EUA lançaram um projeto de lei que bane definitivamente a rede social do país — a proposta já teve apoio do presidente Joe Biden
  • Na movimentação mais recente, o governo americano deu uma única opção para a não proibição da plataforma nos EUA: a ByteDance vender o TikTok — ação com a qual o CEO do app não concorda. 

Leia mais! 

Em setembro de 2021, o TikTok tinha globalmente mais de 1 bilhão de usuários mensais. A intenção com a divulgação dos números é comprovar a popularidade do aplicativo, principalmente nos EUA.  

À Bloomberg News, a secretária de Comércio, Gina Raimondo, disse que provavelmente haverá ramificações políticas caso a proibição do TikTok nos EUA se consolide. “O político em mim acha que você vai literalmente perder todos os eleitores com menos de 35 anos, para sempre.” 

tiktok
Imagem: Shutterstock

Vale pontuar que o Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (CFIUS), poderoso órgão de segurança nacional, já recomendava em 2020 a alienação do TikTok por temores a respeito do compartilhamento de dados. O TikTok e CFIUS negociam sobre requisitos de segurança de dados há pelo menos dois anos.  

A rede social declarou em outra ocasião que já gastou mais de US$ 1,5 bilhão em rigorosos esforços de segurança de dados para alcançar as expectativas do órgão de Justiça americano. Ela também nega as alegações de espionagem.  

Shou Zi Chew irá comparecer perante o Comitê de Comércio e Energia da Câmara na quinta-feira (23). Segundo a Reuters, criadores de conteúdo e usuários da rede social também devem estar presentes para defender o não banimento do aplicativo. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Carolina é Publicitária, pós-graduada em Marketing Digital e integrou times de marketing e criação como Embraer e Tecnoblog. Nas horas vagas faz crossfit, corre, joga e come lanches por aí.