Os fones FreeBuds 4i foram lançados há algum tempo pela Huawei e recentemente até receberam sucessores no Brasil (o FreeBuds 5i). Mas o modelo antigo segue à venda por aqui, oferecendo cancelamento de ruídos a um preço mais baixo. Será que ainda compensa comprar o dispositivo?

O Olhar Digital testou o FreeBuds 4i para saber se o antigo fone de ouvido da Huawei ainda vale a pena. E a resposta é sim! Ele oferece boa qualidade de som e recursos interessantes para um modelo que pode ser encontrado por cerca de R$ 350. Confira abaixo nossa análise:

publicidade

Corpo e estojo de recarga

O design do dispositivo não se destaca muito: é mais ou menos o que esperamos de um fone de ouvido sem fio. Os fones são relativamente grandes, mas não são pesados e nem chegam a ficar desconfortáveis no ouvido do usuário. A borrachinha pode ser substituída e o aparelho acompanha dois outros tamanhos, cabendo ao usuário determinar qual é o mais adequado para o ouvido.

FreeBuds 4i
Huawei FreeBuds 4i. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Ele é confortável e não é de ficar saindo do lugar: mesmo andando na rua, não me via tendo que ajustar o posicionamento do fone de ouvido para que ele não caísse, ou mesmo para que não se soltasse do ouvido a ponto de interromper a reprodução de áudio. O processo é simples: coloque o fone no ouvido e esqueça que ele existe. E, com proteção contra água, ele também pode continuar funcionando mesmo debaixo de chuva.

publicidade

O estojo de recarga tem o formato oval e é um pouco grande também, mas é fácil de ser transportado, cabendo facilmente no bolso (embora talvez seja mais adequado guardar em uma bolsa ou na mala). Abra a tampa para um LED exibir o nível da bateria (verde quando está alto, amarelo quando está mais ou menos na metade, vermelho quando está acabando). A recarga é feita via USB-C, em uma porta encontrada na parte inferior do estojo. Na lateral direita, a Huawei incluiu o botão para o emparelhamento do dispositivo.

Qualidade do áudio e microfone

O que realmente importa em um fone de ouvido é a qualidade do áudio – não adianta ter um acabamento de ponta e recursos avançados se o som não for bom. Afinal de contas, a principal função de um fone de ouvido é reproduzir som, certo? Bem, nesse aspecto o FreeBuds 4i não decepciona.

publicidade

A sonoridade dos fones da Huawei é de boa qualidade, oferecendo som vivo independentemente do estilo musical – ou o podcast! – que você esteja ouvindo. O som é vivo, com graves intensos na medida ideal. Por mais que não seja um fone premium, o áudio oferecido é de boa qualidade o suficiente para que o ouvinte consiga apreciar detalhes da produção da música e também de cada instrumento que está sendo tocado.

Huawei FreeBuds 4i
Huawei FreeBuds 4i. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Para as chamadas telefônicas ou videoconferências, o microfone oferecido pelo FreeBuds 4i é de boa qualidade, garantindo que a sua voz seja ouvida pelos outros participantes sem dificuldades. Não há cancelamento de ruídos para o microfone, infelizmente, mas ainda assim o resultado é bastante satisfatório.

publicidade

Aplicativo e recursos extras

O pareamento do FreeBuds 4i com o smartphone é feito a partir do aplicativo AI Life, da Huawei. Ele não está disponível na Play Store brasileira, e é preciso instalá-lo via lojas alternativas de apps (como a AppGallery da Samsung). É um processo um pouco mais incômodo do que o necessário, mas, a partir do momento em que o emparelhamento é feito, ele funciona perfeitamente.

O aplicativo permite conferir o nível da bateria de cada fone individualmente e também do estojo, assim como gerenciar quais são as funções dos gestos. Sim, o FreeBuds i4 conta com controle por gestos. Por padrão, dois toques nas hastes do dispositivo fazem com que a reprodução seja interrompida. Pressione os fones por alguns segundos para ativar os modos de cancelamento de ruído.

É possível alterar a função pelo app, como disse, e cada fone pode ter uma diferente. Você pode, por exemplo, fazer com que os dois toques no fone direito comecem a reproduzir a próxima música, enquanto o direito retorna à anterior. Ou então pode fazer com que algum deles ative o assistente de voz. Ou pode deixar como vem no padrão, com os dois fones servindo para a mesma coisa.

FreeBuds 4i
Huawei FreeBuds 4i. Imagem: Daniel Junqueira/Olhar Digital

Já a função realizada ao pressionar o fone não pode ser alterada. Os dois vão servir sempre para a mesma coisa, que pode ser ativar o controle de ruído, ou absolutamente nada. São três modos de ruídos: desativado, cancelamento total de ruído, ou sensibilidade ao ambiente. Este último é muito bom para quando estamos andando na rua: apesar de reduzir a maior parte do barulho, ele ainda deixa passar alguma coisa. Então você vai ouvir carros passando por perto, e não será atropelado por estar totalmente imerso no som. E, novamente, é fácil mudar entre esses diferentes modos: pressione para ativar o modo total, pressione de novo para mudar para a sensibilidade ao ambiente, pressione de novo para desativar. E repita.

Vale ressaltar aqui que os fones não são exclusivos para smartphones e podem ser pareados a diferentes tipos de dispositivos. Eu fiz um teste com o meu Nintendo Switch e foi bem-sucedido: ao pressionar o botão lateral do estojo, o console identificou os fones e o emparelhamento foi feito. Consegui jogar alguns games no modo portátil do Switch usando os FreeBuds 4i e achei o resultado bem satisfatório.

O ponto negativo fica por conta da ausência de um equalizador pelo aplicativo, o que significa que o usuário não pode personalizar o áudio de acordo com as suas preferências.

Autonomia da bateria

A Huawei afirma, já na caixa do dispositivo, que o FreeBuds 4i oferece até 10 horas de bateria. E, na prática, é bem perto disso! Obviamente, a autonomia acaba dependendo do uso dos recursos de cancelamento de ruído – quando estão ativados, a bateria é consumida mais rapidamente do que quando estão desativados. Ainda assim, é bem realista esperar que, mesmo com o cancelamento de ruído ativado, os fones vão durar boas 7 horas.

A recarga é feita via USB-C através de uma porta na parte inferior do estojo, e a Huawei afirma que apenas 10 minutos de recarga garantem 4 horas de reprodução do som. Não é possível afirmar que seja exatamente assim, mas o carregamento é bastante rápido e é bastante provável que você passe um dia longe da tomada e sem ficar sem conseguir ouvir suas músicas ou podcasts.

Conclusão

Fones antigos ainda dão conta do recado e o FreeBuds 4i é um bom indicativo disso. Mesmo que a Huawei tenha lançado recentemente os FreeBuds 5i por aqui, o modelo antigo ainda pode servir muito bem para usuários, especialmente quem procura um dispositivo com cancelamento de ruído a um preço mais acessível – dá para encontrar o fone por cerca de R$ 350 no Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!