Você já teve a sensação de que seu celular te espia? De repente, você conversa sobre cachorro com um amigo e seus anúncios aparecem segmentados pelo tema. Depois, visita um restaurante novo e o Google te pergunta se você quer adicionar uma avaliação. Isso nada tem de coincidência e, sim, à privacidade no celular (ou à falta dela). Por isso, o Olhar Digital vai te ajudar a configurar seu dispositivo e aplicativos para diminuir esta invasão.

Desativar o rastreamento de localização

Muitos aplicativos solicitam acesso à localização do celular, mas é possível desativar essa função nas configurações de privacidade. Dessa forma, os aplicativos não poderão rastrear onde você está.

A forma mais rápida de ativar e desativar a localização é pelo menu rápido:

  1. Deslize sua tela para baixo até expandir o menu;
  2. Procure pelo ícone “Local”;
  3. Toque uma vez para desativar a localização;
  4. Caso prefira, você pode verificar quais aplicativos acessaram essa informação. Para isso, toque e segure o ícone para abrir a janela de configuração;
  5. Por fim, toque em “Visualizar tudo” no campo “Acesso recente”.

Desligar o reconhecimento facial

Reconhecimento facial
O reconhecimento facial é uma das lacunas de segurança no celular. Imagem: metamorworks / Shutterstock

Quando um celular usa a tecnologia de reconhecimento facial, ele coleta dados faciais do usuário e armazena-os em um banco de dados. Isso pode incluir informações como medidas da face e traços únicos, como cicatrizes ou manchas de nascença.

publicidade

Por um lado, esses dados podem ser usados para fins legítimos, como desbloquear o celular ou acessar sua conta digital. Mas, por outro lado, podem ser coletados por terceiros sem seu consentimento.

Atualmente, como não temos nenhum controle de como as informações de nossos rostos serão usadas, a melhor forma de se proteger é desativar o reconhecimento facial do celular.

Ativar a criptografia de dados

A criptografia é um processo que transforma os dados armazenados em um dispositivo em um formato codificado, tornando-os mais difíceis de serem acessados sem autorização. Isso é especialmente importante para proteger dados sensíveis, como senhas, informações financeiras e dados pessoais.

Uma dica para trazer segurança para seus dados é dar preferências a sistemas operacionais que protejam seus dados nativamente, como o Android e o iOS.

Evitar a sincronização automática

Sincronizar mensagens, fotos ou vídeos do celular por meio de serviços em nuvem é muito prático. No entanto, essa comodidade diminui a privacidade das informações armazenadas no celular.

Armazenamento em nuvem
Evite que apps faça a sincronização automática de dados. Imagem: Jirsak / Shutterstock

Alguns aplicativos que podem usar o armazenamento em nuvem são:

Como é difícil desabilitar todos os aplicativos com armazenamento em nuvem, a sugestão de segurança é avaliar dois pontos: quais deles fazem sincronização automática e quais podem ser desativados. Assim, você aumentará a privacidade das informações armazenadas no celular.

Não usar o reconhecimento de voz

Muitos dispositivos permitem o uso do reconhecimento de voz por aplicativos. No entanto, desativar essa função pode aumentar a privacidade, já que seus comandos de voz não serão armazenados e analisados por terceiros.

No Android, siga o passo a passo para gerenciar a permissão de acesso ao microfone:

  1. Acesse as Configurações;
  2. Toque no campo “Segurança e privacidade”;
  3. Agora, selecione “Privacidade”;
  4. Clique em “Gerenciar permissões”;
  5. Toque em “Microfone” e veja quais apps têm a permissão de uso do microfone;
  6. Para desabilitar o acesso, toque em cima do app e selecione “Não permitir”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!