Imagens geradas por Inteligência Artificial mostram o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump algemado e cercado por polícias. As fotos foram produzidas por Eliot Higgins, fundador do grupo de jornalismo investigativo Bellingcat, através do programa Midjourney, e se espalharam pelas redes sociais.

Leia mais:

Apesar de serem falsas, as imagens foram publicadas por Higgins após a declaração de Donald Trump de que poderia ser preso pela justiça dos EUA nesta terça-feira (21). Apoiadores e a oposição do republicano compartilharam as fotos como se fossem verdadeiras.

Entenda a suposta prisão de Trump

Donald Trump não chegou a ser indiciado por nenhum crime pela justiça estadunidense, mas pode: o ex-presidente responde por um processo da atriz pornô Stormy Daniels, por um suborno em 2016.

publicidade
  • Trump e Daniels supostamente tiveram um envolvimento em 2006, quando o político já era casado com Melania Trump.
  • No final da campanha presidencial, Trump pagou US$ 130 mil para que a atriz não revelasse o caso. A transação foi feita através do seu então advogado Michael Cohen.
  • Trump ainda reembolsou Cohen em US$ 35 mil usando fundos pessoais, registrados como despesas legais.
  • O pagamento pelo silêncio de Daniels não é crime, mas Trump declarou que os pagamentos foram “honorários advocatícios”, o que pode configurar falsificação de registros, de acordo com promotores.

Prisão e as imagens artificiais

As imagens viralizaram nas mídias sociais como se fossem verdadeiras, logo após publicações de Donald Trump de que poderia ser indiciado e preso. Ele se pronunciou na rede Truth Social.

Sem que nenhum crime possa ser provado, na terça-feira da próxima semana [serei preso]. Protestem, tomem nossa nação de volta!

Donald Trump

Com a popularização das imagens geradas por inteligência artificial, plataformas sociais têm trabalhado em serviços de moderação, mas, sem o aviso, as fotos podem ser tomadas como reais.

O post de Higgins foi compartilhado como real, mas tem falhas aparentes.

  • Como publicado pela Wired, alguns pontos que podem revelar se uma foto é artificial são membros e escritas deformadas.
  • Isso porque a IA foca em rostos e elementos principais de um cenário, e, assim como o olho humano, dá menor atenção a outras partes.
  • Na coletânea, Trump aparece com três pernas e membros de policiais estão deformados. As informações nos uniformes dos oficias também aparecem borradas.

Com informações de The Philadelphia Inquirer

Imagem: Drop of Light/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!