Por que o Twitter responde jornalistas com o emoji de cocô?💩

Enquanto Elon Musk brinca, empresas e usuários ficam na mão.
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 23/03/2023 16h20
4365308
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O e-mail do Twitter dedicado à imprensa — [email protected] — responde automaticamente com um emoji de fezes 💩. Essa “piada” foi anunciada por Elon Musk, que deve rir toda vez que consulta o e-mail.

[email protected] agora responde automaticamente com 💩 (emoji de fezes)”, tuitou Elon Musk.

Leia mais:

Testamos o e-mail. (Imagem: Captura de tela)

Musk parece achar bastante graça no 💩. No ano passado, o ex-CEO da rede social Parag Agrawal explicou em um tuíte por que era difícil estimar a quantidade de bots no Twitter. Musk, então, o respondeu o tuíte com o emoji.

Elon Musk não se dá bem com a imprensa

Em dezembro de 2022, Musk, que sempre defendeu a liberdade de expressão na rede social, suspendeu contas do Twitter de jornalistas que supostamente divulgaram informações sobre sua localização. Após a polêmica gerada pela atitude, o bilionário reativou a conta dos jornalistas.

Em janeiro, a situação se repetiu com o bloqueio dos jornalistas Chris Bergin, editor-gerente da NASASpaceFlight, e Stephen Clark, editor do Spaceflight Now, que cobriam um lançamento da SpaceX.

Por que Musk age dessa forma?

Em entrevista ao The Guardian, a professora de comunicação da Universidade da Califórnia Magdalena Wojcieszak relacionou essa forma de comunicação empregada por Musk com a linguagem usada por populistas.

Um indicador dessa tendência mais profunda de banalização do discurso público e político nos Estados Unidos. Um dos aspectos do discurso populista e dos políticos populistas ou da retórica populista é a simplicidade, certo? É o apelo ao povo comum, anti-intelectualismo, anti-elitismo.

A professora também ressalta que esse emoji também se relaciona com a mentalidade “nós contra eles” que foi utilizada por Donald Trump. “Musk está alimentando isso”, disse Wojcieszak.

Quando questionada se outras empresas, como Facebook e Amazon, devem responder críticas da mesma forma que o Twitter, a professora diz que: “É muito arriscado para a maioria das empresas que não podem arcar com esse tipo de movimento ousado.”

Para ela, Musk pode agir assim porque é muito rico. “Ele é uma espécie de figura pública. Então isso gera publicidade para ele.”

Twitter do Olhar Digital foi hackeado, cuidado!

Enquanto o bilionário brinca, empresas e usuários do Twitter ficam na mão. Mesmo com todos os protocolos de segurança que seguimos (inclusive, que divulgamos para vocês), a nossa conta no Twitter foi hackeada. O Instagram do Olhar Digital também sofreu ataques, mas a postura da Meta foi exemplar: agiu rápido e nos ajudou desde o início. Enquanto isso, do Twitter, recebemos um: 💩.

Leia mais aqui.

Com informações de The Guardian.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.