Foi autorizada, na quarta-feira (22), a instalação de infraestrutura para o 5G em mais 195 cidades de 21 estados do Brasil. De acordo com comunicado oficial do Ministério das Comunicações (MCom), a decisão começa a valer a partir de segunda-feira (27). 

  • A extensão da autorização possibilita que operadoras solicitem a implantação da infraestrutura em redes móveis dessas localidades; 
  • Com a adição, subiu para 682 o número de municípios aptos para implementar o serviço; 
  • A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G. O MCom integra a grupo. 

Leia mais! 

“Estamos acompanhando esse processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país. Temos avançado na discussão para que as operadoras possam oferecer este serviço o mais rápido possível e com qualidade. Dessa forma, conseguiremos promover cada vez mais uma inclusão digital digna a todos os cidadãos”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.  

A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G. 

publicidade
5G olhar digital
(Imagem: Suwin/Shutterstock)

São Paulo é o estado com a maior quantidade de liberações, com 66 municípios. Na sequência está Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (17) e Bahia (12). A lista segue com Mato Grosso (11), Goiás (10), Paraná (8), Tocantins (8), Rio de Janeiro (8), Minas Gerais (7), Pará (6), Alagoas (4), Ceará (3), Pernambuco (3), Rondônia (3), Mato Grosso do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Paraíba (2), Maranhão (1), Espírito Santo (1) e Amazonas (1). 

Vale pontuar que, segundo nota da MCom, a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora. 

Tês países concentram os acessos 5G no mundo 

China, Estados Unidos e Japão. Esses três países concentram 82% dos acessos 5G no mundo. É o que revelou uma pesquisa realizada pela consultoria Omdia. 

Segundo o levantamento, de 1,08 bilhão de acessos 5G no final de 2022, 820 milhões aconteceram apenas nos três territórios. Ainda de acordo com a empresa, os dados contabilizaram 128 países com redes comerciais 5G. Saiba detalhes aqui

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!