A chinesa CATL começou a produzir em larga escala a terceira geração da Qilin, sua bateria para veículos elétricos com alta densidade de energia. A novidade promete entregar ao motorista nada menos que 1.000 km de autonomia.

  • Sua arquitetura otimizada, além de trazer novas tecnologias, garante uma porcentagem de material ativo de 72% em relação ao volume total do componente. Um recorde para o segmento, diz a companhia. 
  • O compartilhamento de componentes dentro da bateria também permitiu aos engenheiros “espremer” mais 6% de capacidade energética.
  • No fim, a CATL diz que a densidade energética da unidade chega até 255 Wh/kg, superior às células atuais fornecidas para a Tesla, que têm cerca de 244 Wh/kg. 
Imagem: Divulgação/CATL

O componente chega primeiro na Zeekr 009, uma minivan de luxo da Geely. O modelo já começou a ser fabricado em janeiro e será entregue aos compradores no fim de 2023, diz a montadora.

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Recarga em minutos

Outro marco impressionante da nova bateria é o tempo que precisa para recarregar. Segundo a empresa, a versão mais avançada da unidade leva apenas 10 minutos para recuperar de 10% a 80% de energia.

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Além da Geely, a CATL já firmou acordos para fornecer baterias Qilin para gigantes do meio automotivo, como a Honda e a Mercedes-Benz. É possível que outras marcas também adotem a novidade em breve.

Zeekr 009. Imagem: Divulgação/Geely

Vale ressaltar que a CATL é o nome a ser batido no ramo de baterias, não apenas na China, mas globalmente. Em 2022, a empresa foi a maior detentora de participação no nicho pelo sexto ano consecutivo, com uma participação quase 25% maior do que a segunda colocada, a LG Energy Solution.

Imagem principal: Divulgação/CATL

Com informações do Insideevs e Electrek

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