A chinesa Contemporary Amperex Technology Company Limited (CATL) está anunciando um aumento significativo na densidade de energia das células de bateria Cell-to-Pack (CTP) 3.0 que produz. Este avanço é acompanhado de um novo nome para o componente, que agora se chama Qilin (inspirado em uma criatura mitológica diretamente dos livros da China).

De acordo com a CATL, a nova bateria é capaz de oferecer eficiência de utilização de volume recorde de 72% e uma densidade de energia de até 255 Wh/kg. Isso significa que a bateria Qilin tem 72% de seu volume dedicado somente às baterias, e não às estruturas que a protegem ou gerenciam sua temperatura.

Leia também:

A partir de um alto nível de integração que a bateria possui, a empresa chinesa diz que é possível a um carro elétrico alcançar uma autonomia de mais de 1.000 km com uma única carga. Ou seja, algo que pode interessar bastante a montadoras como a conterrânea Nio, além de Volkswagen, BMW e Tesla, que trabalham com a CATL.

publicidade

Essa competência representa 13% a mais do que as novas células Tesla 4680, segundo a empresa chinesa, que começaram a ser usadas no Model Y fabricado na nova Texas Gigafactory. Em um vídeo no YouTube, a CATL ilustrou o desenvolvimento alcançado, com direito a um histórico recente de seus avanços na área:

Bateria carregando de 10 a 80% em 10 minutos

Outro destaque que a empresa apresenta para seu desenvolvimento está no tempo de carregamento, possível de alcançar em cerca de 10 minutos uma carga de 10 a 80%. A nível de estrutura, dentro da bateria Qilin, a travessa interna, a placa de refrigeração líquida e a almofada térmica foram integradas ao que a CATL chama de “interlayer elástico multifuncional”, que ajuda a acomodar as mudanças dentro da célula.

Tal configuração oferece melhorias na confiabilidade da bateria ao longo de todo o seu ciclo de vida. A disposição das camadas intermediárias entre as fileiras de células prismáticas fornece aquecimento em clima frio e resfriamento quando elas ficam mais quentes do que o aconselhável. Há ainda uma ventilação protetora para riscos de fuga térmica.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!