O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou na segunda-feira, 20, que arqueólogos descobriram estátuas quebradas de faraós-esfinges. Elas foram encontradas no templo do Sol em Heliópolis, um importante sítio arqueológico próximo a Cairo.

As estátuas foram esculpidas em pedras e apenas fragmentos delas foram encontradas. Elas são representações de antigos governantes egípcios, entre eles:

  • Ramsés II, governou o Egito entre cerca de 1279 AEC à 1213 AEC;
  • Ramsés IX, faraó entre os anos 1126 AEC à 1108 AEC;
  • Horemheb, seu reinado durou de 1323 AEC a 1295 AEC;
  • Psamtik II, governante do Antigo Egito entre  595 AEC a 589 AEC
As cabeças de faraó estavam presas a esfinges (Credito: Ministério de Antiguidade e Turismo do Egito)

Leia mais:

Templos do Sol

Os templos do Sol são encontrados em diversas regiões do Egito, e foram construídos em honra ao deus do Sol dos egípcios, Rá. No entanto, Heliópolis é um sítio arqueológico particularmente importante. 

publicidade

Heliópolis é um nome grego, e era uma grande cidade que os egípcios chamavam de Iunu. Eles acreditavam que lá foi o local onde aconteceu o primeiro nascer do Sol, quando o mundo foi criado. No local os antigos faraós construíram suas estátuas, obeliscos e outras estruturas como forma de legitimar seu governo e honrar Ra.

Aqui [Heliópolis] a conexão da realeza com o criador e o deus sol foi celebrada. Servir aos deuses era um dos principais deveres dos antigos reis egípcios, e dedicar estátuas faz parte disso. Idealmente, nenhum governante do Egito deveria estar no cargo sem a bênção do deus-sol.

Dietrich Raue, diretor do departamento do Cairo do Instituto Arqueológico Alemão, em resposta a Live Science

Os fragmentos de estátuas encontrados pelos arqueólogos mostram cabeças de faraós em esfinges que foram provavelmente colocadas lá pelos próprios governantes, em frente a portões ou próximas a obeliscos. Posteriormente, elas teriam sido destruídas e usadas como blocos de construção.

Ainda se sabe muito pouco sobre o templo do Sol em Heliópolis. As estátuas foram apenas algumas das muitas descobertas que podem ser feitas no sítio arqueológico.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!