Quem quer trabalhar como influenciador ou aumentar a visibilidade de uma marca, deve considerar fazer parceria paga no Instagram. Se você ainda não sabe por onde começar, fique tranquilo que o Olhar Digital vai te explicar o que é, quem pode fazer e como.

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O que é parceria paga?

O Instagram não é apenas uma rede social, é uma plataforma de negócios. É importante lembrar disso porque lá existem os anúncios pagos. Ou seja, você paga para o Instagram divulgar seu produto ou sua marca para potenciais compradores.

Dentro desse modelo de negócios, existia um programa chamado “Instagram Partners“, em que um conjunto de especialistas selecionados pela rede social ajudava empresas a fazer curadoria de conteúdo, gerenciar comunidades e investir em anúncios.

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Em outras palavras, existem anúncios pagos e conteúdo orgânico. A parceira paga do Instagram está dentro do guarda-chuva do conteúdo orgânico, porque você não paga a rede social para divulgar seu produto ou marca.

Parceria paga vs. anúncios no Instagram
Parceria paga e anúncios são estratégias complementares de divulgação de produtos e marcas. Imagem: SPF / Shutterstock

No entanto, como o nome sugere, a parceira paga indica que existe uma troca comercial entre dois perfis. Essa troca pode ser concebida com permuta (como troca de serviços), uma colaboração entre marcas afins e também os posts patrocinados (que também são chamados de “publi”).

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Daí, você se pergunta: por que investir em parceria paga e não em anúncio? Pense nelas como estratégias complementares, e não excludentes. Anúncio é uma forma eficiente de você alcançar pessoas que ainda não conhecem sua marca, enquanto parceria é excelente para fazer se estabelecer em um nicho.

Antes de começar

Qualquer pessoa ou empresa pode fazer parceria paga, mas existem algumas coisas que você precisa saber antes de começar:

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  • Apenas contas profissionais (empresarial e de criador de conteúdo) tem acesso ao recurso. Neste outro post, ensinamos alterar sua conta pessoal para comercial.
  • Você deve habilitar as ferramentas de conteúdo de marca que incluem o rótulo de parceria paga;
  • Você deve seguir as regras da rede social, que incluem as Políticas de Conteúdo de Marca, Políticas de Monetização para Parceiros, Diretrizes da Comunidade e Políticas de Monetização de Conteúdo.

Como fazer parceria paga no Instagram?

A live do Instagram é uma das formas de divulgar marcas e empresas parceiras
A live do Instagram é uma das formas de divulgar marcas e empresas parceiras. Imagem: Chay_Tee / Shutterstock

Os criadores de conteúdo podem divulgar as parcerias com marcas em fotos e vídeos nos posts exibidos no Feed e no Stories, nas transmissões ao vivo e nos vídeos no Reels. Agora, você vai aprender como colocar o rótulo de parceria paga às publicações.

Posts do Feed

  1. Selecione uma foto ou um vídeo, faça as edições que desejar, adicione a legenda e toque em “Avançar”;
  2. Clique em “Configurações avançadas”;
  3. Em “Conteúdo de marca”, toque para ativar “Adicionar rótulo de parceria paga”;
  4. Agora, clique em “Adicionar parceiros de marca” para incluir até dois parceiros. Você pode usar a caixa de pesquisa para encontrá-los;
  5. Se você ativar o botão “Permitir que o parceiro de marca promova”, a marca poderá veicular anúncios usando seu conteúdo. Neste caso, só poderá marcar um parceiro de marca por publicação;
  6. Quando estiver tudo pronto, toque em “Concluir”.

Stories

  1. No campo de Stories, selecione uma foto ou um vídeo e toque no ícone da marcação na parte superior da tela;
  2. Clique para ativar “Adicionar rótulo de parceria paga”;
  3. Agora, clique em “Adicionar parceiros de marca” para incluir até dois parceiros. Você pode usar a caixa de pesquisa para encontrá-los;
  4. Se você ativar o botão “Permitir que o parceiro de marca promova”, a marca poderá veicular anúncios usando seu conteúdo. Neste caso, só poderá marcar um parceiro de marca por publicação;
  5. Quando estiver tudo pronto, toque em “Concluir”.

Reels

  1. Escolha uma foto ou um vídeo, faça as edições necessárias e toque em “Avançar”;
  2. Clique em “Configurações avançadas”;
  3. Ative o rótulo “Adicionar rótulo de parceria paga”;
  4. Agora, clique em “Adicionar parceiros de marca” para incluir até dois parceiros. Você pode usar a caixa de pesquisa para encontrá-los;
  5. Toque no nome da marca que deseja adicionar à publicação;
  6. Se você participa do programa de bônus do Reels Play, analise as regras do programa.

Live

  1. Quando você fizer uma transmissão ao vivo, toque em “Detalhes”;
  2. Agora, clique em “Adicionar parceiros de marca” e procure a marca que gostaria de marcar. Neste caso, você só poderá identificar as marcas das quais têm aprovação.
  3. Toque no nome da marca que deseja adicionar à transmissão ao vivo.

Pronto! Agora, você já sabe fazer parcerias pagas no seu perfil do Instagram.

Com informações do Instagram (1 e 2).

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