Há uma série de diferenças entre smartbands, como o Mi Smart Band da Xiaomi, e smartwatches, como o Apple Watch ou o Fossil Gen 6. Dentre elas, estão o sistema operacional, as funcionalidades, a duração da bateria e, claro, o preço.

Enquanto smartbands geralmente são usados por pessoas que desejam observar sua saúde e performance em atividades físicas, os smartwatches possuem características mais complexas e costumam ser procurados aqueles que querem um gadget mais versátil. 

publicidade

Leia também:

Smartband vs Smartwatch 

Os smartbands são mais finos e, em sua maioria, mais leves, o que os torna mais fáceis e confortáveis para usar durante exercícios físicos e durante o sono. Embora não seja algo garantido em todos os modelos, alguns smartbands também exibem notificações de ligações e mensagens.

publicidade

Essas características fazem dos smartbands o produto ideal para registrar a frequência cardíaca, passos dados durante o dia, e as calorias queimadas. Os principais atrativos são a vida útil da bateria – que costuma durar mais que a dos smartwatches, já que exigem menos potência para funcionar – e o preço. 

Smartband (Huawei 6). Foto: Onur Binay/Unsplash.
Smartband (Huawei 6). Foto: Onur Binay/Unsplash

Enquanto os modelos de smartbands da Xiaomi e da Amazon são vendidos a partir de R$ 210 nos varejistas brasileiros, os smartwatches das mesmas marcas são consideravelmente mais caros e, ainda assim, não possuem tantas funcionalidades quanto os modelos de Apple Watch, por exemplo.

publicidade

A maioria dos smartwacthes tem todas as mesmas habilidades de rastreamento fitness apresentadas pelos smartbands, entretanto, são mais caros, maiores e mais pesados, se assemelhando a um relógio normal. Além disso, a interatividade dos smartwathces costuma ser muito mais suave e avançada.

Os smartwatches mostram notificações de ligações, mensagens e outros lembretes. Alguns dos modelos têm ainda acesso a aplicativos, e microfones que permitem aos usuários atenderem chamadas através do “relógio inteligente.”

publicidade

Se você está procurando um gadget completo para usar no dia a dia, não se importando com o preço, um smartwatch pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você é do tipo esportivo, saudável e focado na forma física, uma smartband é um investimento bastante digno.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!