De acordo com relatório da Kaspersky, empresa russa de segurança digital, o Brasil é o país que mais sofreu golpes com link falso pelo WhatsApp em 2022. A empresa de cibersegurança identificou 76 mil tentativas da fraude, chamada de phishing. 

  • WhatsApp concentrou 82,71% dos links falsos bloqueados pela Kaspersky no Brasil em 2022; 
  • Telegram vem em segundo com 14,12%, seguido por Viber (3,17%); 
  • Conforme levantamento do Mobile Time, 99% dos brasileiros têm o WhatsApp instalado no celular e 60% o Telegram. 

O clique no phishing, que geralmente é bem atrativo, serve como isca para que pessoas compartilhem seus dados. As informações são então usadas em outras teias de golpes, como em compras online, contas laranja, etc. 

Leia mais! 

Ainda segundo a pesquisa: 

publicidade
  • Clientes de serviços de entregas foram os mais afetados, com 27,38% das tentativas contabilizadas pela Kaspersky — fraudadores fingem ser uma empresa de logística e encaminham e-mail com link falso a respeito de uma entrega; 
  • Lojas virtuais ficaram em segundo no que diz respeito aos mais atingidos pelo golpe (15,56%); 
  • Em seguida estão sistemas de pagamento (10,39%) e bancos (10,39%). 
Cuidado com esses 10 aplicativos de phishing encontrados Google Play Store
Imagem: Stokkete (Shutterstock)

Segundo o diretor da equipe de pesquisa da Kaspersky para a América Latina, Fabio Assolini, o crescimento de transações e interações online após a pandemia da covid-19 tem parte nisso, já que o acesso a serviços de mensagens por dispositivos móveis foram reforçados no período, o que “aumentou a exposição dos brasileiros aos ataques”. 

Somado a isso, poucas pessoas no Brasil usam apps de proteção no celular. Assolini acrescentou que em navegadores de celular a proteção é ainda menor, e caso a vítima faça o acesso do link pelo desktok, “a página fraudulenta irá exibir um aviso dizendo que está disponível apenas a partir do smartphone” — uma forma de redirecionar a vítima para o caminho possível do golpe. 

Para chegar aos resultados, a Kaspersky compilou dados de bloqueios realizados em aparelhos de clientes que usam soluções da empresa. Mundialmente, atrás do líder Brasil, os países que mais sofrem golpes no WhatsApp são: Rússia (76 mil), Índia (21 mil), Itália (11 mil), Alemanha (11 mil), México (11 mil) e África do Sul (10 mil). 

O processo do phishing pode ser entendido com um tipo de “pescaria”, porque “pesca” dados pessoais de diferentes pessoas via links falsos. O golpe é principalmente aplicado por contas de e-mail, que já conseguem identificar mensagens com risco de fraude. Entenda melhor aqui o que é phishing e como se proteger deles. 

Com informações da Folha de São Paulo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!